Há algumas semanas, foi confirmado que a Warner Bros. Discovery está desenvolvendo uma série de TV baseada na franquia ‘Harry Potter’ para a Max, a plataforma de streaming sucessora da HBO Max.
Antes mesmo do início da produção, a adaptação já está sendo criticada devido à participação de J.K. Rowling, criadora da saga literária, como produtora executiva e consultora criativa.
Isso porque Rowling está envolvida em diversos casos de transfobia, o que gerou até uma campanha de boicote à série.
No entanto, a autora debochou do público e não parece nem um pouco preocupada com as ameaças, já que encomendou um estoque de champagne para comemorar a produção.
Confira:
“Notícias terríveis, que me sinto no dever de compartilhar. Ativistas em minhas menções estão tentando organizar mais um boicote ao meu trabalho, desta vez à série de TV de ‘Harry Potter‘. Como prevenir é prevalecer, tomei a precaução de fazer um grande estoque de champanhe.”
Dreadful news, which I feel duty bound to share. Activists in my mentions are trying to organise yet another boycott of my work, this time of the Harry Potter TV show. As forewarned is forearmed, I’ve taken the precaution of laying in a large stock of champagne.
— J.K. Rowling (@jk_rowling) April 21, 2023
Casey Bloys, presidente de conteúdo da empresa, está evitando comentar as declarações preconceituosas de Rowling.
Ao ser questionado se as visões da autora poderiam atrapalhar na escolha do elenco, ele disse:
“Não acho que esta seja a discussão. Esta é uma discussão que está na internet, cheia de nuances e bastante complicada, e não é algo com o qual vamos nos envolver. Nossa prioridade é o que está na tela. A história de ‘Harry Potter’ é incrivelmente afirmativa e positiva ao tratar de amor e auto-aceitação. Rowling vai estar envolvida. Ela é nossa produtora executiva da série. As percepções dela vão ser úteis.”
De acordo com o insider Jeff Sneider, no podcast The Hot Mic, a nova adaptação de ‘Harry Potter‘, que está sendo desenvolvida no formato de série pelo serviço de streaming Max (plataforma sucessora da HBO Max), deve contar com um elenco mais inclusivo.
A nova iteração deve contar com mais atores não caucasianos – e essa mudança também irá se refletir entre os roteiristas da produção.
A medida busca remedir algumas das principais críticas ao material de origem e à franquia cinematográfica, que já se tornaram alvo de discussão por causa da falta de representatividade e por lidar de forma rasa com outras culturas.
O insider ainda ressaltou que a própria Hermione Granger pode ser interpretada por uma atriz não caucasiana na série – o que não seria uma novidade na franquia. Vale lembrar a personagem já foi interpretada pela atriz Noma Dumezweni na peça teatral Harry Potter and the Cursed Child.
Nas redes sociais, alguns fãs se animaram sobre a renovação da franquia, enquanto outros ficaram furiosos com o remake de uma adaptação tão recente.
Confira o anúncio e as reações:
“Nova série de Harry Potter confirmada”
Nunca mais vou ser triste depois dessa— RafaellaSato (@SatoRafaella) April 12, 2023
Eu to evitando tudo de harry potter por causa dessa vaca, ja ta na hora da galera boicotar, essa ridicula o tempo todo aparecendo não dá mais
— joao (@CraqueOttoniel) April 12, 2023
Tem uma galera aí que seria mais honesto falar “quero continuar vendo Harry Potter sim sem me sentir muito culpado sobre e é isso” ao invés de fazer malabares
— Guilherme (@GV__RM) April 12, 2023
essa série de Harry Potter vai ser um fiasco
— lucas (@atleztico) April 12, 2023
Pra que série de Harry Potter cara? Tem uma SAGA não precisa de série
— gi do ji (@giovannavie13) April 12, 2023
sentimentos conflitantes…. amo harry potter MAS saber que a JK tá tão envolvida assim na série me deixa https://t.co/Q2RQTP2KAl
— wai nessa (@wrastoldo) April 12, 2023
1 bilhão de coisas do universo do Harry Potter pra HBO fazer uma série e fazem uma coisa dessa
— Gabi (@gabibuganca) April 12, 2023
os filmes e séries de Harry Potter são muito “recentes” ainda, não tem motivo pra fazer série da história principal, os personagens ainda estão muito frescos na cabeça do pessoal
— mr. m ☭ (@lu4ruj0) April 12, 2023
Não faz sentido nenhum uma série sobre Harry Potter, os filmes ainda são muito recentes e bem sucedidos…. Hollywood tá sem ideia mesmo hein, e olha que existem 500 sagar pra serem adaptadas.
— Yanca (@Yancamirella1) April 12, 2023
O universo de Harry Potter é tão rico, mas preferem fazer uma série aprofundada sobre os livros. Pqp
— Drunk Adora (@amfilippini_) April 12, 2023
Blz Harry Potter vai virar série, e Animais Fantásticos em? Vcs vão simplesmente ignorar e esquecer q ainda faltam 2 filmes para acabar a saga ?? Tá crt q n teve a aprovação máxima do público mas é a saga q mostra como o Grindelwald foi derrotado +
— Titi (@t_andrade62) April 12, 2023
Your Hogwarts letter is here.
Max has ordered the first ever #HarryPotter scripted television series, a faithful adaptation of the iconic books. #StreamOnMax pic.twitter.com/3CgEHLYhch
— HBO Max (@hbomax) April 12, 2023
Cada temporada da série será baseada em um dos livros da franquia, com a Warner Bros. Discovery descrevendo a série como uma “série de uma década”. Ela apresentará um elenco completamente novo em relação aos filmes.
“Estamos encantados em dar ao público a oportunidade de descobrir Hogwarts de uma maneira totalmente nova”, disse Casey Bloys, presidente e CEO de conteúdo da HBO & Max. “‘Harry Potter’ é um fenômeno cultural e está claro que há um amor duradouro e uma sede pelo Mundo Mágico. Em parceria com a Warner Bros. Television e J.K. Rowling, esta nova série original da Max mergulhará profundamente em cada um dos livros icônicos que os fãs continuam a desfrutar todos esses anos.”
A Max irá produzir em associação com a Brontë Film and TV e a Warner Bros. Television. J.K. Rowling será produtora executiva juntamente com Neil Blair e Ruth Kenley-Letts. David Heyman está atualmente em negociações para ser produtor executivo.
“O compromisso da Max em preservar a integridade dos meus livros é importante para mim, e estou ansiosa para fazer parte desta nova adaptação que permitirá um grau de profundidade e detalhe que só é permitido por uma série de televisão de longa duração”, disse Rowling.