Henry Cavill faz comentário sobre o movimento #MeToo e foi duramente criticado nas redes sociais
O ator, que estrela ‘Missão Impossível: Efeito Fallout’, foi duramente criticado por uma série de comentários vinculados ao movimento #MeToo, feito para a revista GQ Australia.
Na ocasião, ele criticou o posicionamento das mulheres, ao afirmar que não flerta mais por medo de ser tachado como estuprador.
Após pontuar que se solidariza às mulheres que já foram vítimas, ele se expressou sobre o comportamento dos homens, dizendo:
“As coisas precisam, absolutamente, mudar. É importante manter aquilo que é bom, que eram qualidades no passado, e se livrar daquilo que é ruim”.
No entanto, ao se posicionar como se sente em relação ao atual contexto – onde mulheres têm se posicionado abertamente sobre as práticas abusivas que já sofreram -, ele se expressou mal, reduzindo o movimento à pessoas que não sabem diferenciar um flerte de um assédio.
Disse:
“Há algo de maravilhoso em um homem indo atrás de uma mulher. Eu acho que ela deveria ser cortejada e perseguida, mas acho que eu sou tradicional por pensar assim. […] É muito difícil fazer isso se há certas regras no lugar. Porque hoje funciona assim: ‘Bem, eu não quero levantar e ir falar com ela, porque eu serei chamado de estuprador ou algo do tipo. Então você fica pensando: ‘Esquece, eu vou chamar uma ex-namorada e depois voltar para um relacionamento que nunca funcionou de verdade’. Mas é mais seguro do que eu me jogar nas chamas de um incêndio, porque eu sou uma pessoa que está sendo observada pelo público e se eu flertar com alguém, quem sabe o que pode acontecer?”
Ele ainda salientou que o homem não tem mais o direito de investir em uma mulher, ainda que ela tem rejeitado suas investidas de início, dizendo que isso poderia resultar até mesmo na sua prisão:
“Agora você não pode tentar persuadir alguém que disse ‘não’. É tipo: ‘Ok, tá certo’. E então fica aquilo: ‘Ah, por que você desistiu?’, e eu penso: ‘Bem, porque eu não queria ir pra cadeia?”
Após as afirmações feitas por Cavill, uma série de usuários reagiram negativamente e em resposta, a assessora do astro, Dany Garcia, emitiu um comunicado oficial por meio do Twitter, com um pedido de desculpas.
Confira:
Statement by Henry Cavill: Having seen the reaction to an article in particular about my feelings on dating and the #metoo movement, I just wanted to apologize for any confusion and misunderstanding that this may have created. Insensitivity was absolutely not my intention.
— Dany Garcia (@DanyGarciaCo) 12 de julho de 2018
“Comunicado de Henry Cavill: Tendo visto a reação a um artigo em particular a respeito dos meu sentimentos sobre namoro e o movimento #metto, eu só quero me desculpar por qualquer confusão e mal entendido que isso possa ter criado. Intensidade jamais foi minha intenção”.
In light of this I would just like to clarify and confirm to all that I have always and will continue to hold women in the highest of regard, no matter the type of relationship whether it be friendship, professional, or a significant other.
— Dany Garcia (@DanyGarciaCo) 12 de julho de 2018
“Em virtude disso, eu gostaria de esclarecer e confirmar a todos que sempre tive e continuarei a ter as mulheres com a maior estima, não importa o tipo de relacionamento, seja amizade, profissional ou qualquer outro tipo significativo”.
Never would I intend to disrespect in any way, shape or form. This experience has taught me a valuable lesson as to the context and the nuance of editorial liberties.
— Dany Garcia (@DanyGarciaCo) 12 de julho de 2018
“Eu nunca teria a intenção de desrespeitar de qualquer maneira, forma ou jeito. Esta experiência me ensinou uma lição valiosa quanto ao contexto a nuance das liberdades editoriais”.
I look forward to clarifying my position in the future towards a subject that it so vitally important and in which I wholeheartedly support. – Henry Cavill
— Dany Garcia (@DanyGarciaCo) 12 de julho de 2018
“Aguardo ansiosamente para poder esclarecer minha posição no futuro em relação a um assunto que é tão vitalmente importante e cujo o qual eu apoio de todo o coração”.