sexta-feira , 21 fevereiro , 2025

‘Homem-Aranha: De Volta ao Lar’ | Sete anos do filme mais ‘sem sal’ do Cabeça de Teia…


Por anos, a introdução do Homem-Aranha no Universo Cinematográfico Marvel foi um grande sonho dos fãs de super-heróis. A possibilidade parecia mínima, já que os direitos sobre o personagem foram vendidos pela Marvel para a Sony durante a grave crise financeira nos anos 90.

Por conta disso, o mundo pôde se apaixonar pela trilogia de Sam Raimi, estrelada por Tobey Maguire, e se divertir com os filmes polêmicos estrelados por Andrew Garfield, que passaram por um revisionismo recente e voltou a ter uma quantidade considerável de fãs defendendo os longas por aí.



Inclusive, o sonho do Aranha no MCU quase aconteceu com o próprio Garfield, já que Kevin Feige abriu conversas com a Sony para tentar uma parceria e ofereceram a ele a integração de O Espetacular Homem-Aranha (2012 e 2014) com os heróis mais poderosos da Terra.

Isso acabou não acontecendo por conta das péssimas críticas que A Ameaça de Electro (2014) recebeu, fazendo com que esse universo fosse encerrado.

D72CE872 80A0 4571 942F F6554C80876DEntão, em 2015, em meio aos vazamentos de e-mails da Sony, que gerou uma crise interna muito grande, o acordo com a Marvel pelo Homem-Aranha acabou acontecendo com a condição de um novo ator assumir o manto aracnídeo.


Asa Butterfield (Sex Education) estava praticamente confirmado no papel e chegou até a responder perguntas sobre isso no Reddit. No entanto, a Marvel não havia confirmado a informação oficialmente, e a atitude de Asa caiu mal com a empresa, que desistiu do garoto e optou pelo quase desconhecido Tom Holland.

E9B79643 DFD0 4264 8BF1 EE476754EC14A ideia da Marvel era ter um ator jovem, que pudesse acompanhar a fase adolescente de Peter Parker e crescesse junto com o público. Assim, Tom surgiu como a escolha perfeita e acabou roubando completamente a cena em Capitão América: Guerra Civil (2016). Com seu jeito de menino e um deslumbramento genuíno de estar estreando em meio aos seus heróis, o garoto conquistou o coração do público e a ansiedade pelo filme solo, que seria lançado no ano seguinte, foi a mil. O único problema era o traje do herói. Mesmo visualmente fiel aos quadrinhos, ele era praticamente todo feito com um CGI apressado e mal acabado, que deixava o Cabeça de Teia parecendo um bonecão animado.

Prometendo uma abordagem ao estilo John Hughes, ícone do cinema adolescente dos anos 80, o primeiro trailer foi muito bem recebido. E vinha também a expectativa para que o traje do filme tivesse uma computação melhor.

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79890816 09E8 4270 B3C4 142824A865CEConforme surgiam imagens de bastidores, o fato de ter um uniforme de verdade já foi uma grande vitória. Para melhorar, confirmaram o lendário Michael Keaton (que vive uma fase espetacular na carreira desde 2014) para dar vida ao vilão Abutre, o que teoricamente indicaria uma aventura mais “caseira”, com o herói combatendo um vilão urbano, ao melhor jeitão de Amigo da Vizinhança. Parecida tudo perfeito, porém… No meio do caminho tinha um Jon Watts.

7A072084 549C 4D85 9264 414C20B8A480O diretor não tinha lá tanto prestígio ou relevância em Hollywood para bancar suas ideias e visões para o longa, então o resultado acabou sendo um dos filmes mais sem personalidade de todo o MCU. A promessa de uma temática oitentista adolescente virou um ‘copia e cola’ de algumas situações dos filmes da época, mas sem conseguir transmitir aquele clima legal desse tipo de filme. Ao mesmo tempo, percebe-se nítidas interferências do estúdio para encaixar o personagem no universo compartilhado, o que limitou bastante o crescimento próprio do protagonista, que terminou sendo submisso ao seu mentor no MCU, o Homem de Ferro (Robert Downey Jr.).

2AEB24CE 416B 43E5 9780 853E761F3A59A ideia de dar um herói já estabelecido nesse universo para servir como mentor ao herói iniciante nem era tão ruim assim. Na verdade, dado o contexto do MCU, fazia muito sentido.

Só que faltou tato da equipe criativa para distinguir mentoria de submissão. E isso fica nítido pelos próprios enquadramentos da dupla. Em todas as cenas que o Homem de Ferro e o Homem-Aranha estão juntos, a câmera enquadra o bilionário de modo que ele apareça sempre acima do Cabeça de Teia, monstrando superioridade sobre o novato. E até mesmo nos momentos em que Peter tenta buscar seu caminho solo, a direção dá um jeito de inserir uma menção a Tony Stark. Para complicar ainda mais, essa chegada de Stark afasta o garoto da trama urbana, desligando ele desses momentos e relembrando o garoto de que existem ameaças maiores do que os trombadinhas de Nova York.

37C133E0 8542 438B 80CE FADD5553CAE3E sabe o que é pior? Os momentos de adolescência e aqueles que traziam mais essa pegada urbana funcionaram bem demais. A interação entre Peter e o Abutre é perfeita, sem contar a sequência em que o vilão descobre a identidade secreta do herói, que é muito bem construída com uma tensão maravilhosa, fazendo dela um dos melhores momentos do MCU. O filme poderia e deveria ter seguido por esse caminho em vez de optar por momentos grandiosamente vazios apenas para tentar estreitar uma relação com Stark e o resto do universo.

8CC98FE5 9893 4BB0 BAB0 FB85364BB522Tem aquele ditado batido de que “menos é mais”, mas é verdade. Com as interferências do estúdio e a falta de peso de Jon Watts para bancar ou brecar certas escolhas, Homem-Aranha: De Volta ao Lar tenta tanto ser tão grandiosamente espetacular que acaba indo justamente no caminho inverso e criando um filme que, apesar de passar longe de ser ruim, é tão carente de conteúdo quanto é de CGI. É genérico, “sem sal”.

No final, eles até tentam trazer uma “volta às origens”, com o Peter usando o uniforme improvisado, mas é apenas outra embalagem espalhafatosa para um presente vazio.

51503953 E703 4E8B B92B B93D890219C4Enfim, o filme tem bons atores, grandes atuações, mas carece tanto no roteiro quanto na direção, que seguem um caminho tão genérico que irrita. O lado bom é que com o avanço da franquia, o Homem-Aranha de Tom Holland conseguiu crescer e conquistar os fãs com filmes que entenderam melhor o personagem e agora, ao que tudo indica, trará mais consistência a ele, que deve estrelar mais uma trilogia nesta década.

35848F34 CC24 4C3B 9A53 89271F3324ECHomem-Aranha: De Volta ao Lar está disponível no Disney+.

 


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Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

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‘Homem-Aranha: De Volta ao Lar’ | Sete anos do filme mais ‘sem sal’ do Cabeça de Teia…

Por anos, a introdução do Homem-Aranha no Universo Cinematográfico Marvel foi um grande sonho dos fãs de super-heróis. A possibilidade parecia mínima, já que os direitos sobre o personagem foram vendidos pela Marvel para a Sony durante a grave crise financeira nos anos 90.

Por conta disso, o mundo pôde se apaixonar pela trilogia de Sam Raimi, estrelada por Tobey Maguire, e se divertir com os filmes polêmicos estrelados por Andrew Garfield, que passaram por um revisionismo recente e voltou a ter uma quantidade considerável de fãs defendendo os longas por aí.

Inclusive, o sonho do Aranha no MCU quase aconteceu com o próprio Garfield, já que Kevin Feige abriu conversas com a Sony para tentar uma parceria e ofereceram a ele a integração de O Espetacular Homem-Aranha (2012 e 2014) com os heróis mais poderosos da Terra.

Isso acabou não acontecendo por conta das péssimas críticas que A Ameaça de Electro (2014) recebeu, fazendo com que esse universo fosse encerrado.

D72CE872 80A0 4571 942F F6554C80876DEntão, em 2015, em meio aos vazamentos de e-mails da Sony, que gerou uma crise interna muito grande, o acordo com a Marvel pelo Homem-Aranha acabou acontecendo com a condição de um novo ator assumir o manto aracnídeo.

Asa Butterfield (Sex Education) estava praticamente confirmado no papel e chegou até a responder perguntas sobre isso no Reddit. No entanto, a Marvel não havia confirmado a informação oficialmente, e a atitude de Asa caiu mal com a empresa, que desistiu do garoto e optou pelo quase desconhecido Tom Holland.

E9B79643 DFD0 4264 8BF1 EE476754EC14A ideia da Marvel era ter um ator jovem, que pudesse acompanhar a fase adolescente de Peter Parker e crescesse junto com o público. Assim, Tom surgiu como a escolha perfeita e acabou roubando completamente a cena em Capitão América: Guerra Civil (2016). Com seu jeito de menino e um deslumbramento genuíno de estar estreando em meio aos seus heróis, o garoto conquistou o coração do público e a ansiedade pelo filme solo, que seria lançado no ano seguinte, foi a mil. O único problema era o traje do herói. Mesmo visualmente fiel aos quadrinhos, ele era praticamente todo feito com um CGI apressado e mal acabado, que deixava o Cabeça de Teia parecendo um bonecão animado.

Prometendo uma abordagem ao estilo John Hughes, ícone do cinema adolescente dos anos 80, o primeiro trailer foi muito bem recebido. E vinha também a expectativa para que o traje do filme tivesse uma computação melhor.

79890816 09E8 4270 B3C4 142824A865CEConforme surgiam imagens de bastidores, o fato de ter um uniforme de verdade já foi uma grande vitória. Para melhorar, confirmaram o lendário Michael Keaton (que vive uma fase espetacular na carreira desde 2014) para dar vida ao vilão Abutre, o que teoricamente indicaria uma aventura mais “caseira”, com o herói combatendo um vilão urbano, ao melhor jeitão de Amigo da Vizinhança. Parecida tudo perfeito, porém… No meio do caminho tinha um Jon Watts.

7A072084 549C 4D85 9264 414C20B8A480O diretor não tinha lá tanto prestígio ou relevância em Hollywood para bancar suas ideias e visões para o longa, então o resultado acabou sendo um dos filmes mais sem personalidade de todo o MCU. A promessa de uma temática oitentista adolescente virou um ‘copia e cola’ de algumas situações dos filmes da época, mas sem conseguir transmitir aquele clima legal desse tipo de filme. Ao mesmo tempo, percebe-se nítidas interferências do estúdio para encaixar o personagem no universo compartilhado, o que limitou bastante o crescimento próprio do protagonista, que terminou sendo submisso ao seu mentor no MCU, o Homem de Ferro (Robert Downey Jr.).

2AEB24CE 416B 43E5 9780 853E761F3A59A ideia de dar um herói já estabelecido nesse universo para servir como mentor ao herói iniciante nem era tão ruim assim. Na verdade, dado o contexto do MCU, fazia muito sentido.

Só que faltou tato da equipe criativa para distinguir mentoria de submissão. E isso fica nítido pelos próprios enquadramentos da dupla. Em todas as cenas que o Homem de Ferro e o Homem-Aranha estão juntos, a câmera enquadra o bilionário de modo que ele apareça sempre acima do Cabeça de Teia, monstrando superioridade sobre o novato. E até mesmo nos momentos em que Peter tenta buscar seu caminho solo, a direção dá um jeito de inserir uma menção a Tony Stark. Para complicar ainda mais, essa chegada de Stark afasta o garoto da trama urbana, desligando ele desses momentos e relembrando o garoto de que existem ameaças maiores do que os trombadinhas de Nova York.

37C133E0 8542 438B 80CE FADD5553CAE3E sabe o que é pior? Os momentos de adolescência e aqueles que traziam mais essa pegada urbana funcionaram bem demais. A interação entre Peter e o Abutre é perfeita, sem contar a sequência em que o vilão descobre a identidade secreta do herói, que é muito bem construída com uma tensão maravilhosa, fazendo dela um dos melhores momentos do MCU. O filme poderia e deveria ter seguido por esse caminho em vez de optar por momentos grandiosamente vazios apenas para tentar estreitar uma relação com Stark e o resto do universo.

8CC98FE5 9893 4BB0 BAB0 FB85364BB522Tem aquele ditado batido de que “menos é mais”, mas é verdade. Com as interferências do estúdio e a falta de peso de Jon Watts para bancar ou brecar certas escolhas, Homem-Aranha: De Volta ao Lar tenta tanto ser tão grandiosamente espetacular que acaba indo justamente no caminho inverso e criando um filme que, apesar de passar longe de ser ruim, é tão carente de conteúdo quanto é de CGI. É genérico, “sem sal”.

No final, eles até tentam trazer uma “volta às origens”, com o Peter usando o uniforme improvisado, mas é apenas outra embalagem espalhafatosa para um presente vazio.

51503953 E703 4E8B B92B B93D890219C4Enfim, o filme tem bons atores, grandes atuações, mas carece tanto no roteiro quanto na direção, que seguem um caminho tão genérico que irrita. O lado bom é que com o avanço da franquia, o Homem-Aranha de Tom Holland conseguiu crescer e conquistar os fãs com filmes que entenderam melhor o personagem e agora, ao que tudo indica, trará mais consistência a ele, que deve estrelar mais uma trilogia nesta década.

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Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
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