Sem nem percebermos o ano de 2023 já chega ao seu segundo mês, deixando para trás janeiro. Cada vez mais temos a certeza de que o tempo não passa por nós, ele nos atropela! Mas para os cinéfilos, o início de cada ano se traduz em somente uma coisa: época de Oscar e alguns dos filmes mais badalados da temporada. Como agora também temos as produções das plataformas de streaming disputando o Oscar em algumas categorias, os espectadores podem conferir obras como Nada de Novo no Front, Blonde e Passagem, por exemplo, no conforto de casa – já que fazem parte do acervo de algumas da plataformas mais famosas.
Mas falando de cinema, o foco desta coluna, o mês de janeiro tratou de nos entregar alguns dos filmes mais prestigiados desta edição do Oscar – como Os Fabelmans, Tár e Babilônia. E agora em fevereiro receberemos uma nova leva para que os cinéfilos corram atrás a fim de conferirem todos os filmes indicados antes da edição de número 95 dos prêmios da Academia, que ocorre no dia 12 de março. É claro também que temos filmes dos mais variados tipos e gêneros para os que não querem saber de Oscar, e preferem filmes mais divertidos, digamos. Confira abaixo os filmes mais esperados de fevereiro nos cinemas e programe-se.
02/02
Os Banshees de Inisherin
Sim, como dito, fevereiro é mês de Oscar para os cinéfilos. Sendo assim o mês marca a estreia do segundo filme com mais indicações nesta edição. Os Banshees de Inisherin é um filme irlandês que fala sobre uma grande amizade sendo desfeita quando um dos amigos deseja seguir em frente com sua vida, fazendo algo para ser lembrado no futuro. Comédia dramática que conta com brilhantes atuações de Colin Farrell e Brendan Gleeson nos papeis principais, o longa teve 9 indicações ao Oscar. Imperdível.
Batem à Porta
É verdade que o diretor M. Night Shyamalan já foi indicado ao Oscar, assim que surgiu em cena em 1999 – com O Sexto Sentido. Mas hoje, o cineasta dedica-se ao cinema de gênero que tanto ama, criando produções de suspense e terror de gelar a espinha. Esse novo trabalho é baseado em um livro, e conta sobre um casal gay passando férias em sua casa na cabana ao lado de sua filinha. Tudo muda quando um grupo de fanáticos religiosos invade o local e exige que a família faça uma escolha terrível – com o propósito de, segundo eles, impedir o fim do mundo. História surtada é pouco. Mas nosso interesse está lá em cima.
09/02
Pearl
Sabemos que vocês, nossos queridos leitores, assim como nós, adoram um bom filme de terror. E parece que fevereiro é o mês para todos nós, já que por alguma razão as distribuidoras brasileiras resolveram soltar um número considerável de produções do gênero em pleno início de 2023. Depois de Batem à Porta é a vez de Pearl, a elogiadíssima pré-sequência de X: A Marca da Morte, que foi um dos filmes de terror mais elogiados de 2022. Aqui, nesta prequel, ficamos conhecendo um pouco mais a personagem Pearl e sua juventude, assim também como seu desejo de se tornar uma atriz famosa. Além, é claro, da origem de seus primeiros crimes homicidas.
Oferenda ao Demônio
A Paris Filmes também quer uma fatia desse bolo e resolve presentear os fãs de terror com esta obra pouco conhecida, mas que fez muito sucesso onde foi exibida. Na trama, um sujeito retorna à casa onde cresceu para a ajudar o pai, dono de uma funerária. Ele retorna ao local com sua esposa grávida, que não é muito familiarizada com os costumes da religião na qual o marido cresceu, a religião judaica. Porém, essa diferença de costumes não será a pior preocupação deles, já que uma antiga maldição começa a se materializar, com resultados sobrenaturais.
Desapega!
Comédia nacional, o filme une em tela duas gerações de atrizes muito queridas interpretando mãe e filha. A veterana Glória Pires vive Rita, uma mulher com compulsão por compras, que luta contra o “vício” por sete anos. Maisa Silva, a pequena notável, é sua filha Duda, que tem planos de sair de casa e morar sozinha – o que deixa sua mãe pronta para uma recaída. A comédia é uma ótima pedida para os fãs do cinema nacional apoiarem a nossa cultura nesse início de ano.
Till – A Busca por Justiça
Não são apenas os filmes do Oscar que chegam aos nossos cinemas no mês de fevereiro, teremos também a estreia dos chamados “filmes injustiçados ou esnobados pelo Oscar”. Um dos casos mais notórios de negligência por parte dos votantes em 2023 foi este drama da Universal Pictures, que tem uma tema muito importante e ainda atual, mas que terminou sem uma indicaçãozinha sequer. A falta mais sentida pelos especialistas foi a da protagonista Danielle Deadwyler, que vive a mãe do jovem Emmett Till, covardemente assassinado por homens brancos na América racista da década de 1950. O filme é baseado numa história real.
16/02
Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania
Agora sim, chegamos ao que é definitivamente o filme mais esperados pelos fãs no mês de fevereiro. Não apenas isso, o terceiro Homem-Formiga é uma das superproduções mais esperadas de 2023, e que promete dar uma bombada nas bilheterias mundiais logo em fevereiro para sacudir as coisas. É claro que se trata de um blockbuster da Marvel, e que dará o pontapé nesta nova etapa do estúdio para apresentar ao grande público a nova ameaça deste universo: o vilão Kang, o Conquistador, vivido pelo ótimo Jonathan Majors.
Triângulo da Tristeza
Quem for louco o suficiente e quiser fugir de um filme da Marvel – que vai dar o que falar – pode buscar uma produção do Oscar que estreia no mesmo dia. Triângulo da Tristeza tem três importantes indicações ao Oscar 2023: melhor filme, melhor diretor (Ruben Ostlund) e melhor roteiro original (Ruben Ostlund). O filme passa uma mensagem importantíssima e mostra tripulantes ricos e esnobes em um iate, abusando de sua burguesia e entrando em rota de colisão com os empregados que os servem no local, incluindo o capitão do barco.
Casamento em Família
Quem não quiser saber dos “filmes cabeça” do Oscar e tampouco dos blockbusters de super-heróis, podem apostar nesta comédia romântica que traz um grande elenco. Emma Roberts vive Michelle, que cobra um compromisso de Allen (Luke Bracey). Porém, de casamento marcado, quando chega a hora de apresentar os pais da noiva (Richard Gere e Diane Keaton) para os do noivo (Susan Sarandon e William H. Macy) eles percebem que já se conhecem. E bem!
23/02
A Baleia
Fechando a lista das principais estreias do mês de fevereiro, A Baleia é o novo filme do cultuado Darren Aronofsky, cineasta de obras desafiadoras, de temas perturbadores e bastante conteúdo igualmente. Sua nova produção foi indicada para três Oscar e tem grandes chances de levar o prêmio de melhor maquiagem e melhor ator principal para Brendan Fraser, que entrega o que estão chamando de “o desempenho de sua carreira”. Na trama, Fraser vive um professor recluso devido à sua obesidade mórbida. Ele decide se reconectar com sua filha adolescente com quem não teve muito contato ao longo da vida. Preparem os lencinhos, o “suor dos olhos” vai escorrer.