Embora difíceis e complexas, as adversidades físicas e pessoais vividas pelo atleta Anthony Robles nunca o impediram de sonhar de forma ousada e desafiadora. Sua história de superação e sua tenra e poderosa relação com sua mãe, Judy Robles, estamparam publicações diversas, chamaram a atenção do mundo e agora encontram uma nova audiência através da cinebiografia ‘Imparável’, original da Prime Video.
Lançada no Festival de Toronto de 2024, o longa dirigido por William Goldenberg, a partir de um roteiro de Eric Champnella, Alex Harris e John Hindman é baseado na incrível jornada de Anthony como um lutador que nasceu sem sua perna direita. Implacável em seus confrontos na modalidade wrestling, Robles se consagrou tricampeão All-American e campeão nacional da NCAA de 2011. Sua impressionante jornada no tatame ainda o levaram a integrar o Conselho Presidencial de Condicionamento Físico, Esportes e Nutrição, do presidente Barack Obama, em 2014.
E fazendo um amplo panorama da infância e juventude de Anthony, explorando até mesmo a complicada relação com seu padrasto Rick, ‘Imparável’ se aprofunda nas feridas cicatrizadas e nos momentos de glória de mãe e filho, em meio a uma realidade tensa e instável. E para Jennifer Lopez, trazer todas essas rachaduras, agruras e lutas não foi um trabalho fácil e exigiu um grande nível de confiança mútua entre ela e Judy.
Durante uma coletiva de imprensa fechada, da qual o CinePOP foi um dos convidados, Lopez ponderou sobre o assunto e se emocionou ao lembrar do processo de construção de sua personagem:
“Me dá vontade de chorar. Foi muita coisa. Eu realmente tentei absorver tudo que a Judy compartilhou comigo e muito desse resultado é crédito a ela, do quão vulnerável ela se permitiu estar. Não é facil expor sua vida para o público, eu sei disso. E isso foi peça chave para que eu fosse capaz de contar sua história da melhor maneira, porque se ela ficasse me dizendo o tempo todo que tudo estava indo bem, nós jamais teríamos chegando à essência de quão triunfante essa história é. Porque ela realmente se trata da luta que eles tiveram como uma mãe, um filho, como uma mulher também. Era necessário unir tudo isso e criar essa pessoa completa que você vê aqui, que é igualmente incrível e complicada, como qualquer mãe e mulher é”, revelou.
Para Jharrel Jerome, trazer a jornada de Anthony para as telas também seguiu os mesmos critérios, a fim de que o personagem pudesse ser conhecido para além das suas impressionantes habilidades físicas no tatame. Ao longo da coletiva, o vencedor do Emmy Award refletiu sobre o caráter do atleta e sua inspiradora relação com sua mãe:
“Eu aprendi muito cedo que wrestling é o ultimo aspecto que forma o Anthony. Nós já o conhecemos como lutador e como um vencedor, mas aqui você consegue conhecê-lo melhor e até se esquece de que ele é um monstro no tatame, porque ele é tão proteror e uma alma tão gentil…Praticamente o oposto do que ele é no esporte, onde precisa dominar e derrotar. Em casa, ele trabalha para garantir que tudo fique em paz e estável e isso é uma evidência de quem ele é, do homem de caráter que é e de todas as adversidades que venceu. E Judy tem sido a força que tem lhe protegido por todo o caminho. Então quando eu e a Jen conversamos no começo, nós sabíamos que essa não seria uma relação água com açucar e fofinha entre mãe e filho. Sabíamos que deveríamos mostrar o elo e a ligação entre os dois, porque não existiria Anthony sem a Judy”, ponderou.
Como parte desse processo de construção em tela, Anthony ainda foi dublê de cenas de ação para Jharrel, o que – naturalmente – os aproximou para além da dinâmica de estudo de personagem. E de acordo com o atleta, essa relação nascida nos bastidores das gravações permitiu que uma irmandade nascesse entre ambos, com o jovem chegando a compartilhar traumas e antigas feridas com o ator, tamanha confiança e segurança que sentiu nessa nova amizade.
“Foi uma experiência bem nova pra mim. Esse processo de trabalhar com o Jharrel e vê-lo atento aos detalhes que me fazem quem eu sou permitiram que tudo ficasse mais natural, porque desenvolvemos esse vínculo, um relacionamento, uma irmandade. Então eu pude confiar muito nele para compartilhar alguns sentimentos e me abrir sobre algumas memórias dolorosas que em outros casos eu não falaria, mas que aqui fluíram naturalmente. E no tatame, trabalhar com o Jharrel como seu dublê – na questão de wrestling – é o que eu sei fazer melhor. Eu conheço o aspecto técnico da modalidade. Mas foi impressionante o Jharrel ter aprendido, não apenas o estilo, mas também a fazer os movimentos com apenas uma perna. Ele realmente se comprometeu a aprender essas pequenas coisas comigo e foi empolgante vê-lo em cena”.
E embora o wrestling seja uma parte importante do longa, para o diretor William Goldenberg, ‘Imparável’ é muito mais que o um drama esportivo e se sustenta majoritariamente na relação poderosa entre mãe e filho e a maneira como sobreviveram às circunstâncias mais difíceis.
“Pra mim, esse filme nunca foi sobre wrestling. Sempre foi uma história sobre mãe e filho, o apoio incondicional um pelo outro e como esse amor imortal os formou e os moldou. E foi isso que tornou essa história única. Você pode falar que é um filme esportivo, mas não vi um filme assim ainda e foi o que me atraiu à história. Acho que muitas pessoas conseguem se identificar com isso. Relacionamento com pai e mãe é universal. E lendo o livro e conhecendo Judy e Anthony, ficou tão claro para mim que essa história se aplicaria a qualquer contexto, wrestling, culinária…Essa foi a essência para mim. E você consegue perceber, ao nos ouvir aqui comentando sobre esse processo, o quanto viramos uma grande família e o quanto queremos honrar uns aos outros com essa obra”, concluiu.
Relembre o trailer e siga o CinePOP no Youtube:
A trama acompanha a inspiradora história de Anthony Robles (Jharrel Jerome), um lutador real que nasceu sem a perna direita. Ele fez história ao conquistar o campeonato nacional de luta livre individual da NCAA em 2011, na categoria de peso até 56 kg.
William Goldenberg faz sua estreia como diretor com o projeto, enquanto Eric Champnella, Alex Harris e John Hindman assinam o roteiro.
Bobby Cannavale, Michael Peña e Don Cheadle integram o elenco.