A Paramount Global está no centro de uma grande polêmica após uma série de demissões em massa, realizadas em meio ao processo de fusão com a Skydance Media, prevista para o início de 2025.
Conforme o ComicBookMovie, a NBC News informou em outubro que a Paramount havia iniciado cortes que deveriam afetar mais de 1.000 funcionários. A expectativa é que a empresa demita mais 1.000 pessoas, o que resultaria na redução de aproximadamente 10% de sua força de trabalho, que é de cerca de 20.000 funcionários.
O processo de demissão gerou críticas internas e alegações de disparidade de gênero nos cortes.
A reportagem destacou que as mulheres foram as mais afetadas. Das 14 executivas de televisão que teriam sido demitidas, 11 eram mulheres. No entanto, uma fonte próxima à Paramount negou, dizendo que as demissões “não foram motivadas por política MAGA nem por gênero”.
Um funcionário anônimo da CBS News expressou grande insatisfação com a gestão de recursos: “Perdi muitos amigos. Muitos roteiristas e jornalistas excelentes perderam seus empregos para pagar pelos seis seguranças [da editora-chefe da CBS News, Bari Weiss] e por um contrato de 150 milhões de dólares. E eu acho isso uma besteira”.
Um executivo da Paramount, que já participou de outras fusões, descreveu a da Paramount como particularmente “impiedosa”. Ele afirmou: “Eles não mostraram muito respeito. Já passei por outras fusões, e não há outra palavra para descrever esta além de impiedosa. É uma nova forma de fazer negócios”.
Na época da primeira rodada de demissões, o CEO da Paramount, David Ellison, enviou um memorando aos funcionários (via CNN) justificando os cortes como necessários para o futuro da empresa.
“[Essas] medidas são necessárias para posicionar a Paramount para o sucesso a longo prazo. Em algumas áreas, estamos lidando com redundâncias que surgiram em toda a organização. Em outras, estamos eliminando funções que não estão mais alinhadas com nossas prioridades em evolução e com a nova estrutura projetada para fortalecer nosso foco no crescimento”, destacou.
Quando a fusão Paramount-Skydance for concluída, a Paramount promete revitalizar a empresa, focando em sinergias e otimização:
“O fechamento desta transação posiciona a Paramount para trilhar um novo caminho na indústria do entretenimento, combinando sua ampla biblioteca criativa e rede global de distribuição com a expertise de produção e as capacidades tecnológicas de ponta da Skydance… Com o apoio do conhecimento empresarial e financeiro da RedBird Capital, a nova entidade combinada contará com uma liderança de primeira linha e inovação baseada em tecnologia para revitalizar e posicionar uma das empresas mais tradicionais do entretenimento para o sucesso a longo prazo”, concluiu.
