O cineasta Julian Schnabel compartilhou recentemente detalhes sobre seu novo filme, ‘In the Hand of Dante’, que estreia em breve no Festival de Cinema de Veneza. Em entrevista à Variety, ele falou sobre a participação especial de Martin Scorsese.
“Marty tem sido um grande apoiador dos meus filmes. Ele ama meu trabalho, e eu amo o dele. Foi uma grande honra ele ter aceitado interpretar esse papel — e me disse que foi uma experiência maravilhosa”, afirmou o diretor.
Schnabel também comentou a polêmica frase dita pelo personagem Isaías (interpretado por Scorsese) ao encontrar Dante: “Árabe é o novo judeu”.
“Acho que Isaías está se referindo à diáspora [árabe] daquela época. E se falarmos sobre o que está acontecendo agora, vale lembrar que há 15 anos eu fiz o filme Miral, no qual retratei a situação dos palestinos e procurei representar o fato de que existe uma narrativa amplamente ignorada. Essas pessoas têm vivido sob opressão. Mas é importante destacar que In the Hand of Dante foi escrito muito antes dos acontecimentos atuais”, explicou Schnabel.
Baseado no livro homônimo de Nick Tosches, o filme mistura suspense e literatura, impulsionado pela paixão do autor por Dante Alighieri.
A trama se inicia com a descoberta de um manuscrito da Divina Comédia na biblioteca do Vaticano, que acaba nas mãos de um mafioso de Nova York. Tosches, descendente de uma família ligada ao crime, é chamado para verificar sua autenticidade. A partir daí, o personagem inicia uma jornada transformadora, assumindo, segundo o diretor, a “reencarnação” do poeta toscano do século XIV.
Liderado por Oscar Isaac, o longa conta com um elenco de peso, incluindo Gal Gadot, Jason Momoa, Gerard Butler, John Malkovich, Louis Cancelmi, Sabrina Impacciatore, Franco Nero, Benjamin Clementine, Al Pacino e Martin Scorsese.
