O longa ‘In the Hand of Dante’, estrelado por Oscar Isaac, recebeu uma aprovação abaixo do esperado no Rotten Tomatoes, com 38% de avaliação baseada em 16 críticas.
De modo geral, os críticos reconheceram as ideias ousadas e interessantes do filme, mas lamentaram a vergonha na execução da obra.
Confira e siga o CinePOP no Youtube:
“O roteiro de Schnabel talvez tenha dado um passo maior do que pode alcançar… Ainda assim, hoje em dia poucos se arriscam tanto, então é preciso reconhecer o mérito dele”, disse Pete Hammond do Deadline.
“Uma loucura que pulsa com vida. Mesmo quando não faz sentido, é o tipo de aventura eletrizante da qual é difícil se livrar”, disse Owen Gleiberman da Variety.
“Mesmo quando sai dos trilhos, In the Hand of Dante nunca é entediante. E sempre há algo glorioso para se admirar”, disse Caryn James do The Hollywood Reporter.
“O filme In the Hand of Dante, de Julian Schnabel, é um fracasso grave e um verdadeiro esforço para assistir, chegando até a desperdiçar de forma enorme o talento do astro Oscar Isaac”, disse Yasmine Kandil do Discussing Film.
“O filme pode ser desenfreado, sem restrições e ousado, mas às vezes esses adjetivos não são elogios. Você pode ousar fazer o maior filme de todos os tempos, e também pode ousar bater de cara em um muro de tijolos. Pelo menos o muro de Schnabel tem imagens bonitas”, disse William Bibbiani do TheWrap.
“Assim como em Megalopolis, de Coppola, fica a forte impressão de um cineasta veterano que foi deixado livre para se exceder, resultando em um filme excessivamente indulgente e, por vezes, incompreensível, que alega abordar grandes temas, mas que provavelmente deixará o público perplexo”, disse Tori Brazier do Metro.
Baseado no livro homônimo de Nick Tosches, o filme mistura suspense e literatura, impulsionado pela paixão do autor por Dante Alighieri.
A trama se inicia com a descoberta de um manuscrito da Divina Comédia na biblioteca do Vaticano, que acaba nas mãos de um mafioso de Nova York. Tosches, descendente de uma família ligada ao crime, é chamado para verificar sua autenticidade. A partir daí, o personagem inicia uma jornada transformadora, assumindo, segundo o diretor, a “reencarnação” do poeta toscano do século XIV.
Liderado por Oscar Isaac, o longa conta com um elenco de peso, incluindo Gal Gadot, Jason Momoa, Gerard Butler, John Malkovich, Louis Cancelmi, Sabrina Impacciatore, Franco Nero, Benjamin Clementine, Al Pacino e Martin Scorsese.
