Durante uma entrevista ao site ComicBook.com, o diretor Rolland Emmerich ofereceu uma reflexão surpreendentemente filosófica sobre a franquia ‘Independence Day’, comentando sobre o futuro da saga depois da aquisição da Fox pela Disney (e seu consequente “desaparecimento”).
“’Independence Day’ agora faz parte da Disney, então não tive tempo de explorar [o futuro da franquia] porque estava triste pelo fato de um estúdio através do qual fiz dois filmes desaparecer de repente. É simplesmente triste. Mas assim são os filmes. A indústria cinematográfica está sempre mudando”.
A icônica franquia teve início em 1996 e fez um sucesso considerável de crítica, alcançando 65% de aprovação no Rotten Tomatoes. Nas bilheterias, o primeiro longa-metragem arrecadou mais de US$817 milhões, trazendo em seu elenco nomes como Will Smith, Bill Pullman, Jeff Goldblum, Mary McDonnell, Judd Hirsch e outros.
Em 2016, Emmerich voltaria para a cadeira de direção com ‘Independence Day: O Ressurgimento’, que falharia em manter a originalidade da saga.
Estrelado por Liam Hemsworth, Jeff Goldblum, Bill Pullman, Vivica A. Fox e outros, o Segundo longa arrecadou US$389,7 milhões e teve recepção fria por parte da crítica (alcançando meros 29% de aprovação).