A sequência ‘Independence Day: O Ressurgimento‘ teve uma passagem bem efêmera nos cinemas, com muitos nem se lembrando que de fato a produção havia sido lançada nas telonas.
Fracassando nas bilheterias, o longa faturou meros US$ 389.7 milhões, a partir de um orçamento de US$ 165 milhões, rendendo um prejuízo grandioso para a 20th Century Fox.
E três anos após a estreia do longa nas telonas, o diretor Roland Emmerich confessou que produzir a sequência na verdade foi um erro. Durante uma entrevista ao Yahoo! para promover seu novo filme, Midway – Batalha em Alto Mar, ele refletiu sobre o que deu errado na produção:
“Eu só queria fazer um filme exatamente como o primeiro, mas no meio da produção Will decidiu deixar o projeto, pois queria fazer ‘Esquadrão Suicida’. Eu devia ter interrompido o longa ali, porque nós tínhamos um roteiro muito melhor. Mas então eu acabei tendo que providenciar um outro roteiro remendado, feito às pressas”.
Confira a sinopse do filme:
Nós sempre soubemos que eles voltariam. Depois de Independence Day redefinir o gênero de filmes de desastres, o próximo épico capítulo leva a uma catástrofe global em escala inimaginável. Usando a tecnologia alienígena recuperada, as nações da Terra têm colaborado em um programa de defesa imenso para proteger o planeta. Mas nada pode nos preparar para a força avançada e sem precedentes dos alienígenas. Somente a ingenuidade de alguns valentes homens e mulheres pode trazer nosso mundo de volta da beira da extinção.
Jessie Usher (série ‘Survivor’s Remorse’) é o protagonista da sequência, Dylan Hiller, filho do personagem de Will Smith. O elenco ainda conta com Charlotte Gainsbourg (‘Ninfomaníaca’), Travis Tope (‘Boardwalk Empire’), Maika Monroe (‘Corrente do Mal’), Patrick St. Esprit, Liam Hemsworth, ambos de ‘Jogos Vorazes‘, e Sela Ward.
Os veteranos Bill Pullman, Jeff Goldblum, Vivica A. Fox, Brent Spiner, Joey King e Judd Hirsch reprisaram seus papeis originais, ao contrário de Will Smith.
Inicialmente, o plano do diretor Roland Emmerich e do produtor Dean Devlin era rodar de uma vez só duas sequências de ’Independence Day’, mas na época, a Fox aprovou a produção de apenas uma continuação.