EM BUSCA DE UM LUGAR AO SOL, EM UMA SEMANA NUBLADA

 

Um gênio incompreendido ou um pretensioso que se recusa a reconhecer o seu fracasso? Durante Inside Llewyn Davis – Balada de Um Homem Comum (Inside Llewyn Davis), novo filme dos irmãos Coen, acompanhamos uma semana na vida de Llewyn Davis (Oscar Isaac).

Tocando música folk em um pequeno bar nova-iorquino e dormindo de sofá em sofá, Llewyn é um sujeito que se vê como um grande e promissor artista. No entanto, a vida, essa teimosa, parece não concordar. Suas tentativas sempre são infrutíferas, e, mesmo quando surge uma chance, ela a perde, seja pelas necessidades financeiras, seja por uma certa arrogância.


Inside Llewyn Davis 2

Não é simples responder a pergunta feita no começo. Muitas atitudes de Llewyn podem provocar raiva no espectador, outras, um puro sentimento de vergonha alheia. Aí, nós o ouvimos cantando, e pensamos, alguém com músicas tão verdadeiras, carregadas de legítimas emoções, não alcança a fama por pura injustiça da vida.

Aproveite para assistir:

A alusão clara ao livro Ulisses, do irlandês James Joyce, monumento fundamental da literatura moderna, reforça a ambiguidade de Llewyn: um homem comum, com uma vida ordinária, que guarda, por de baixo de seu cotidiano, a revelação de que nossas vidas são uma odisseia única.

Os traços da filmografia dos irmãos Coen estão presentes: uma narrativa fluída, filmada com belos enquadramentos, personagens com um ‘q’ de estranheza, mas carismáticos e o humor bastante particular. Merecem destaques a reconstituição da década de 1960, a fotografia de Bruno Delbonnel, que fornece à imagem uma textura desbotada, como se estivéssemos vendo imagens antigas de uma nublada Nova York, e a belíssima trilha sonora.

Inside Llewyn Davis (2013)Carey Mulligan and Justin Timberlake

Comentários

Não deixe de assistir:

SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE