Uma das atrizes mais influentes do mundo, Isabelle Huppert consolidou sua identidade artística no cinema francês através de uma filmografia versátil, marcada por dramas poderosos como Elle, experiências sinestésicas mais maduras como A Professora de Piano e até mesmo comédias inusitadas como A Dona do Barato. Admirada por sua plurivalência nas telonas e por seu senso de humor bem particular, a veterana é conhecida por ousar em suas escolhas de papéis, sempre lembrando o público de seu caráter camaleônico de transitar entre gêneros com autenticidade e maestria.
E não seria diferente em seu novo filme e em sua vinda ao Rio de Janeiro para celebrar a estreia de A Mulher Mais Rica do Mundo. Mais uma vez se aventurando pela comédia, dessa vez sob as nuances do drama, Huppert abriu o Festival de Cinema Francês à sua maneira. Com trajes simples e estampando uma jaqueta jeans, absolutamente alheia ao peso que sua presença exerce nos ambientes que percorre, ela conduziu uma coletiva de imprensa fechada em que compartilhou sua nova fase profissional, aos 72 anos.

Após lançar o drama fantástico Luz, no Festival de Sundance 2025, Huppert se despe da mitologia fabulosa do longa sino-hong-kongues para não se levar tão a sério no filme de Thierry Klifa. E à medida em que refletia sobre o que esse novo projeto representa no escopo de toda sua obra, a veterana ponderou sobre o cinema brasileiro, celebrando os nomes mais marcantes que têm conquistado as audiências nas edições recentes do Festival de Cannes.
Na ocasião, Isabelle destacou a filmografia de Kleber Mendonça, Walter Salles e Karim Aïnouz. Admitindo que não conhece todos os longas do trio de cineastas, ela foi categórica ao salientar a força das narrativas desenvolvidas por eles, evidenciando a popularidade de seus filmes na cena europeia – mais precisamente francesa.

“O Brasil tem dois grandes diretores, e na minha opinião isso já bastaria, de tão imensos que eles são”, afirmou, se referindo a Walter Salles e Kleber Mendonça Filho. Em relação ao último, a atriz foi ainda mais além e revelou que ele é “um diretor muito importante para França, cujos filmes sempre esperamos com curiosidade”.
Huppert também mencionou Karim Aïnouz, cuja obra A Vida Invisível foi, para o público francês, “uma descoberta muito alegre”, ressaltando que o filme “caiu como uma luva” na França, mesmo antes de ela conhecer o diretor pessoalmente. Suas observações, feitas com naturalidade, ecoaram como um reconhecimento espontâneo da força criativa do cinema brasileiro.
E durante a coletiva, ela também fez questão de reiterar como se sente diante dos papéis tão diversos que habimente encara nas telonas. Se distanciando deles de maneira clara, a francesa salientou como não se parece com suas personagens, à medida em que também se identifica com elas em certos aspectos. O comentário, que gerou risos entre os presentes na coletiva, refletiu tanto seu rigor artístico quanto sua consciência da distinção que é necessário fazer entre a arte, o material que se interpreta e sua própria identidade.
“Eu não tenho nada em comum com meus personagens em geral. Ao mesmo tempo eu tenho tudo e nada. Tudo porque eu encarno essas figuras. Eu ainda não sou um produto de uma inteligência artificial. E nada, porque eu não tenho nada a ver com essa pessoa, nem com nenhuma das outras pessoas que eu escolho representar na tela”.

Huppert enfatizou ainda a importância de Marianne Farrère, protagonista de A Mulher Mais Rica do Mundo ter um nome próprio dentro da ficção — algo que, segundo ela, não deve ser interpretado como referência direta à pessoa real que inspirou a narrativa. Para a atriz, atribuir nomes distintos não só protege a ficção, como também oferece aos intérpretes maior liberdade para construir seus papéis sem a sombra da identificação automática com figuras conhecidas.
“Eu gosto muito de dizer que nesse filme eu interpreto uma pessoa que se chama Marianne Farrère, é o meu nome no filme. Mas é importante dizer isso, porque Thierry Klifa não fez um filme em que ele chama os personagens pelo seu nome verdadeiro”, explicou.
Ao detalhar sua leitura da personagem, Huppert descreveu Marianne como alguém que atravessa uma transformação emocional — movimento que ela resume como a passagem “do bem-estar para a alegria”. Essa mudança, contou, surge com a chegada de um fotógrafo excêntrico e imprevisível que entra na vida da protagonista. Para ela, trata-se de “um personagem completamente fora do comum. Muito brilhante, engraçado, inteligente, iconoclástico. Assolante, vulgar.”
É justamente essa combinação, tão destoante do universo de Marianne, que desencadeia seu despertar. “Isso a faz rir. Isso a faz rir, porque ela tem muito humor, obviamente”, disse a atriz – acrescentando que a personagem redescobre sua leveza ao mesmo tempo em que se distancia da própria família.
Já a relação com a filha é, segundo Huppert, uma peça essencial da dramaturgia. A atriz a descreveu como uma figura “austere, bastante orgulhosa”, diametralmente oposta à protagonista, e ressaltou que essa oposição evidencia o processo de afirmação de Marianne. À medida que encontra uma nova forma de existir, ela também explicita suas diferenças — e suas rupturas — com aqueles ao seu redor. “Então, é isso… isso conta uma história”, concluiu, encerrando com discrição o que talvez tenha sido a definição mais sintética — e mais precisa — do filme inteiro.
Confira a programação do Festival:
13 DIAS, 13 NOITES – 13 jours, 13 nuits
2025 / 1h52 / Drama, Thriller
De Martin Bourboulon – Com Roschdy Zem, Lyna Khoudri, Sidse Babett Knudsen
Distribuído por CALIFORNIA FILMES
Exibido no Festival de Cannes 2025
Sinopse: Cabul, 15 de agosto de 2021. Enquanto as tropas americanas se retiram, os Talibãs tomam a capital. Milhares de afegãos buscam refúgio na Embaixada da França, protegida pelo comandante Mohamed Bida e seus homens. Cercado, ele negocia com os Talibãs para organizar um comboio da última chance em direção ao aeroporto.
A MULHER MAIS RICA DO MUNDO (La Femme la plus riche du monde)
2025 / 2h03 / Comédia dramática
De Thierry Klifa – Com Isabelle Huppert, Marina Foïs, Laurent Lafitte
Distribuído por SYNAPSE
Exibido no Festival de Cannes 2025
Sinopse: A mulher mais rica do mundo: sua beleza, sua inteligência, seu poder. Um escritor fotógrafo: sua ambição, sua insolência, sua loucura. O amor à primeira vista que os arrebata. Uma herdeira desconfiada que luta para ser amada. Um mordomo vigilante que sabe mais do que revela. Segredos de família. Doações astronômicas. Uma guerra onde todos os golpes são permitidos.
ERA UMA VEZ MINHA MÃE – Ma mère, Dieu et Sylvie Vartan
2025 / 1h42 / Comédia dramática
De Ken Scott – Com Leila Behkti, Jonathan Cohen, Sylvie Vartan
Distribuído por CALIFORNIA FILMES
Adaptado do romance autobiográfico de Roland Perez, advogado de Sylvie Vartan.
Sinopse: Em 1963, Esther dá à luz Roland, que nasce com pé torto e não consegue andar. Contra a opinião de todos, ela lhe promete uma vida normal e maravilhosa, e luta a vida inteira para cumprir essa promessa. Uma história real sobre um destino incrível e o amor incondicional de uma mãe por seu filho.
EU, QUE TE AMEI – Moi qui t’aimais
2025 / 1h58 / Cinebiographia
De Diane Kurys – Com Marine Foïs, Roschdy Zem
Distribuído por AUTORAL FILMES
Exibido no Festival de Cannes 2025
Sinopse: Ela o amava mais do que tudo, ele a amava mais do que todas as outras. Simone Signoret e Yves Montand foram o casal mais famoso de seu tempo. Assombrada pelo caso de seu marido com Marilyn Monroe e ferida por todos os que vieram depois, Signoret sempre recusou o papel de vítima.
FANON – Fanon
2025 / 2h13/ Cinebiografia
De Jean-Claude Barny – Com Alexandre Bouyer, Déborah François, Stanislas Merhar
Distribuído por FENIX
Sinopse : Frantz Fanon, um psiquiatra francês originário da Martinica, acaba de ser nomeado chefe de serviço no hospital psiquiátrico de Blida, na Argélia. Seus métodos contrastam com os dos outros médicos em um contexto de colonização.
FORA DE CONTROLE – Dis-moi juste que tu m’aimes
2025 / 1h51 / Drama
De Anne Le Ny – Com Omar Sy, Élodie Bouchez, Vanessa Paradis, José Garcia
Distribuído por CALIFORNIA FILMES
Sinopse: Após quinze anos de casamento, uma crise coloca à prova a união de Julien e Marie. Quando Anaëlle, o grande amor de juventude de Julien, reaparece, Marie entra em pânico. Perdida em uma espiral infernal de ciúmes e autodepreciação, Marie se deixa levar para uma aventura com Thomas, que se revelará tão manipulador quanto perigoso.
UMA JORNADA DE BICICLETA – À bicyclette!
2025 / 1h29 / Comédia dramática
De Mathias Mlekuz – Com Mathias Mlekuz, Philippe Rebbot, Josef Mlekuz
Distribuído por BONFILM
Prêmio Valois de Música de Filme no Festival do Cinema Francófono de Angoulême
Indicado ao Festival Internacional de Cinema de Comédia de Alpe d’Huez
Sinopse: Do Atlântico ao mar Negro, Mathias leva seu melhor amigo Philippe em uma viagem de bicicleta. Juntos, eles refazem o percurso que Youri, seu filho, havia iniciado antes de desaparecer tragicamente.
JOVENS MÃES – Jeunes Mères
2025 / 1h45 / Drama
De Jean-Pierre et Luc Dardenne – Com Babette Verbeek, Elsa Houben, Janaïna Halloy Fokan Distribuído por VITRINE FILMES
Prêmios de Melhor Roteiro e Ecumênico do Festival de Cannes 2025
Sinopse: Jessica, Perla, Julie, Ariane e Naïma estão hospedadas em uma casa materna que as ajuda em sua vida de jovens mães. Cinco adolescentes que têm a esperança de conquistar uma vida melhor para si mesmas e para seus filhos.
LA PAMPA – La Pampa
2024 / 1h34 / Drama, Thriller
De Antoine Chevrolier – Com Sayyid El Alami, Amaury Foucher, Damien Bonnard
Distribuído por ENCRIPTA
Sinopse: Willy e Jojo, dois adolescentes inseparáveis, passam o tempo caçando o tédio em uma pequena aldeia no coração da França. Mas Jojo esconde um segredo. E quando toda a vila o descobre, os sonhos e as famílias dos dois amigos se despedaçam.
MÃOS À OBRA – A pied d’œuvre
2026 / 1h32 / Comédia dramática
De Valérie Donzelli – Com Bastien Bouillon, Virginie Ledoyen, Marie Rivière
Distribuído por BONFILM
Adaptado do filme homônimo de Frank Courtès
Prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza 2025
Sinopse: Um fotógrafo de sucesso abandona tudo para se dedicar à escrita e descobre a pobreza.
MAYA, DÊ ME UM TÍTULO – Maya, donne-moi un titre
2025 / 1h01 / Animação, Aventura, Comédia, Família
Versão dublada / A partir de 6 anos
De Michel Gondry
Sinopse: Maya e seu pai vivem em dois países diferentes. Para manter o vínculo com a filha e continuar contando histórias para ela, seu pai lhe pede todas as noites: “Maya,
me dá um título”. A partir desse título, ele cria um desenho animado no qual ela é a heroína.
MERCATO – OS DONOS DA BOLA – Mercato
2025 / 1h59 / Comédia dramática, Thriller
De Tristan Séguéla – Com Jamel Debbouze, Monia Chokri, Hakim Jemili
Distribuído por BONFILM
Sinopse: Mercato mergulha nos bastidores do futebol de hoje, uma indústria global onde os interesses se contam em bilhões. Driss, empresário de jogadores, tem sete dias para salvar a própria pele antes do fim da janela de transferências
O APEGO – L’Attachement
2025 / 1h45 / Drama
De Carine Tardieu – Com Valeria Bruni Tedeschi, Pio Marmaï, Vimala Pons
Distribuído por BONFILM
Sinopse: Sandra, uma mulher ferozmente independente, compartilha repentinamente e sem querer, a intimidade de seu vizinho de andar e de seus dois filhos. Contra todas as expectativas, ela aos poucos se apega a essa família adotiva.
O ESTRANGEIRO – L’Étranger
2025 / 2h00/ Drama
De François Ozon – Com Benjamin Voisin, Rebecca Marder, Pierre Lottin
Distribuído por CALIFORNIA FILMES
Exibido no Festival de Veneza 2025
Adaptado do romance L’Etranger, de Albert Camus
Sinopse : Na Argélia dos anos 1930, o francês apático Meursault mostra total indiferença à vida. Seu distanciamento emocional o leva a um assassinato.
O SEGREDO DA CHEF – Partir un jour
2025 / 1h38 / Comédia dramática
De Amélie Bonnin – Com Bastien Bouillon, Juliette Armanet
Distribuído por SYNAPSE
Filme de abertura do Festival de Cannes 2025
Sinopse: Quando Cécile está prestes a realizar seu sonho, abrir seu próprio restaurante gastronômico, ela precisa voltar na aldeia onde cresceu após o infarto de seu pai. Longe da agitação parisiense, ela reencontra seu amor de juventude.
OPERAÇÃO MALDOROR – Le Dossier Maldoror
2025 / 2h35 / Drama, Thriller
De Fabrice du Welz – Com Antony Bajon, Sergi Lopez
Distribuído por CALIFORNIA FILMES
Sinopse: Bélgica, 1995. O desaparecimento preocupante de duas jovens abala a população e desencadeia um frenesi midiático sem precedentes. Paul Chartier, um jovem policial idealista, junta-se à operação secreta “Maldoror”. Confrontado com as falhas do sistema policial, ele parte sozinho em uma caçada humana que o levará a mergulhar na obsessão.
OS BASTIDORES DO AMOR – Le Beau Rôle
2025 / 1h24 / Comédia, Romance
De Victor Rodenbach – Com William Lebghil, Vimala Pons
Distribuído por BONFILM
Sinopse: Há anos, Henri e Nora compartilham tudo: eles se amam e ela dirige as peças em que ele atua. Quando Henri consegue, pela primeira vez, um papel no cinema, a criação de seu novo espetáculo desmorona e o casal se despedaça.
SONHO, LOGO EXISTO – L’homme qui a vu l’ours qui a vu l’homme
2025 / 1h28 / Comédia
De Pierre Richard – Com Pierre Richard, Timi-Joy Marbot, Gustave Kervern
Distribuído por BONFILM
Sinopse: Grégoire e Michel não são da mesma geração, mas são unidos pela amizade, pelo amor à natureza e por um grande afeto por um urso que escapou de um circo
VIZINHOS BÁRBAROS – Les Barbares
2025 / 1h41 / Comédia
De Julie Delpy – Com Julie Delpy, Sandrine Kiberlain, Laurent Lafitte
Distribuído por SYNAPSE
Sinopse : Em Paimpont, a vida tranquila dos moradores é subitamente abalada. Num gesto de solidariedade, eles votam com entusiasmo para acolher refugiados ucranianos. Mas, ao chegarem, descobrem que eles não são ucranianos… são sírios! Alguns moradores têm dificuldade em aceitar esses novos vizinhos.
VOZ DE ALUGUEL – (Le Répondeur)
2025 / 1h42 / Comédia
De Fabienne Godet – Com Salif Cissé, Denis Podalydès, Aure Atika
Distribuído por BONFILM
Prêmio do público do Festival Internacional do Filme de Comédia de l’Alpe d’Huez 2025
Adaptação do romance homônimo de Luc Blanvillain.
Sinopse: Baptiste, um talentoso imitador, não consegue viver da sua arte. Um dia, ele é abordado por um romancista, constantemente perturbado pelas ligações incessantes de seu círculo. Precisando de silêncio para escrever, o romancista propõe a Baptiste que se torne seu “atendedor de chamadas”.
O CLÁSSICO
A CABRA -La Chèvre
1981 / 1h35 / Aventura, Comédia, Policial
De Francis Veber – Com Pierre Richard, Gérard Depardieu, Pedro Armendariz Jr.
Distribuído por BONFILM
Sinopse: A filha do grande CEO Bens acaba sendo sequestrada enquanto está de férias no México. Para encontrá-la, seu pai contrata o detetive particular Campana e o associa a um trapalhão incorrigível na esperança de que isso o aproxime de sua filha.
HOMENAGEM PIERRE RICHARD
O BRINQUEDO – Le Jouet
1976 / 1h35 / Comédia
De Francis Veber – Com Pierre Richard, Michel Bouquet, Fabrice Greco
Sinopse: O jovem filho de um bilionário passeia em uma grande loja para escolher um presente. A escolha da criança recai sobre um jornalista, que será colocado à sua disposição e se tornará seu brinquedo.
OS FUGITIVOS – Les Fugitifs
1986 / 1h29 / Comédia
De Francis Veber Com Pierre Richard, Gérard Depardieu, Jean Carmet
Sinopse: Os tempos estão difíceis para François Pignon, que precisa cuidar de sua filha. Ele chega até a se resignar a assaltar um banco. Vai ao ponto de fazer refém Jean Lucas, um ex-presidiário recém-saído da prisão, mas decidido a se tornar honesto.
LOIRO, ALTO E DE SAPATO PRETO – Le grand blond avec une chaussure noire
1972 / 1h30 / Comédia
De Yves Robert – Com Pierre Richard, Jean Rochefort, Bernard Blier
Sinopse: François Perrin chega a Orly calçando um sapato amarelo e outro preto. Uma sorte para Perrache, assistente do coronel Toulouse, chefe de um serviço secreto, que vê nesse jovem violinista excêntrico a oportunidade perfeita. Ele o escolhe para, às suas custas, desempenhar o papel de um temível espião internacional.
UM SOPRO ENTRE OS DENTES – Un nuage entre les dents
1974 / 1h35 / Comédia
De Marco Pico – Com Pierre Richard, Philippe Noiret, Claude Piéplu
Sinopse: Malisard e Prévot, jornalistas da imprensa sensacionalista, percorrem Paris em busca de um furo. Nesse dia, os dois comparsas precisam buscar os filhos de Prévot na escola, mas durante um momento de desatenção do pai, os garotos escapam.
AS CIDADES:
Até dia 10.11, estavam confirmadas as seguintes cidades participantes: As cidades são: Aracaju (SE), Araguaína (TO), Araraquara (SP), Balneário Camboriú (SC), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Botucatu (SP), Búzios (RJ), Brasília (DF), Campinas (SP), Campo Grande (MS), Caxias do Sul (RS), Cotia (SP), Corumbá (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Garanhuns (PE),Gurupi (TO), Indaiatuba (SP) Itajubá (MG), Jaguari (RS), João Pessoa(PB), Juiz de Fora (MG), Jundiaí (SP), Londrina (PR), Lorena (SP), Macaé (RJ), Maceió (AL), Manaus (AM), Maringá (PR), Monte Claros (MG), Natal (RN), Niterói (RJ), Palmas (TO), Pelotas (RS), Petrópolis (RJ), Poços de Caldas (MG), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Resende (RJ), Ribeirão Preto (SP), Rio Grande (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santos (SP), São Carlos (SP), São Jo´se dos Campos (SP), São Luís (MA), São Paulo (SP),Uruguaiana (RS), Vitória (ES) e Volta Redonda (RJ).
A lista de cidades e de cinemas participantes serão continuamente atualizadas no site do festival. O valor do ingresso é o já cobrado por cada exibidor.