A escritora J.K. Rowling, conhecida mundialmente por ‘Harry Potter‘, fez duras críticas ao apresentador John Oliver em meio ao debate sobre a participação de mulheres trans em esportes femininos.
A autora afirmou que Oliver apoia uma “ideologia pós-moderna elitista” que, segundo ela, ignora os impactos negativos sobre atletas femininas.
A polêmica começou após Oliver, em seu programa Last Week Tonight, da HBO, defender o direito de atletas trans competirem em esportes escolares femininos.
Em uma postagem extensa na plataforma X (antigo Twitter), Rowling acusou Oliver de “dizer besteiras para sustentar algo que ele deseja que seja verdade, mas não é”.
Nothing about this feels good, because John Oliver generously gave his time for my charity Lumos and I liked him very much when I met him, but God knows, if you ever need an example of motivated reasoning and confirmation bias, this video’s for you. An undoubtedly intelligent… https://t.co/3IS4onzXq0
— J.K. Rowling (@jk_rowling) November 17, 2024
Rowling também destacou que considera preocupante a postura de Oliver e de outros homens que defendem pontos semelhantes.
“Vez após vez, eu me deparo com homens que defendem exatamente o que Oliver diz aqui, usando os mesmos argumentos. Sem pestanejar, os caras do ‘acredite na ciência’ vão dizer: ‘Na verdade, ainda não temos dados suficientes para afirmar se homens e meninos são mais fortes e rápidos do que mulheres e meninas’. O pessoal do ‘seja gentil’ não entende qual é o problema. ‘Por que você está incomodada? Isso só afeta uma minoria muito pequena de mulheres'”, escreveu Rowling.
A autora também argumentou que a visão defendida por Oliver coloca atletas femininas em situações de risco e prejuízo, afirmando que elas podem sofrer “lesões, humilhações e perdas de oportunidades”.