James Cameron é um dos realizadores mais aclamados e prestigiados do cinema contemporâneo e eternizou diversos clássicos da sétima arte – incluindo a franquia épica sci-fi ‘Avatar’.
A saga caminha para seu terceiro capítulo, ‘Avatar: Fogo e Cinzas’, já com mais dois capítulos confirmados. Agora, em uma recente entrevista à Empire e prestes a fazer 71 anos de idade, Cameron afirmou que está pronto para comandar o quarto e quinto filmes.
Cameron havia comentado em 2022 que talvez “passaria o bastão” para outro diretor a partir de ‘Avatar 4’, mas essa não parece mais ser sua intenção.
“Quer dizer, não há motivo para não fazer isso”, disse Cameron. “Estou saudável, estou pronto para começar. Não vou descartar essa possibilidade. Quer dizer, preciso fazer isso com vigor, para lidar com o volume e a energia do trabalho por mais seis ou sete anos. Entende o que quero dizer? Talvez eu não consiga fazer isso… [Mas] se eu puder, eu simplesmente farei”.
Cameron observou que já tinha um histórico de delegar seus projetos a outros cineastas, principalmente ao entregar ‘Alita: Anjo de Combate’ a Robert Rodriguez. Cameron ainda estava intimamente envolvido com a produção do filme, mas não estava fisicamente na cadeira de diretor.
Vale lembrar que ‘Avatar: Fogo e Cinzas’ chega aos cinemas nacionais no próximo dia 18 de dezembro.
James Cameron (‘Titanic’) retorna à direção.
A nova trama retoma os acontecimentos de ‘Avatar: O Caminho da Água‘, que mostrou Jake e sua família unindo forças com os Metkayina — o clã aquático de Pandora — para enfrentar a opressiva RDA (Recursos de Desenvolvimento da Administração). Em ‘Fogo e Cinzas‘, a ameaça vem dos Ash People, grupo que rompeu com a cultura tradicional dos Na’vi e abandonou sua conexão com a natureza.
O elenco conta com Sam Worthington, Zoe Saldaña, Sigourney Weaver, Stephen Lang, Oona Chaplin, Cliff Curtis, Britain Dalton, Trinity Bliss, Jack Champion, Bailey Bass e Kate Winslet.
Vale lembrar que as sequências ‘Avatar 4‘ e ‘Avatar 5‘ já foram confirmadas, estão programadas para 21 de dezembro de 2029 e 19 de dezembro de 2031, respectivamente.
![]()
