InícioDestaqueJames Cameron critica uso de IA para substituir atores: "Ele pode entregar...

James Cameron critica uso de IA para substituir atores: “Ele pode entregar o medíocre”


O cineasta James Cameron, responsável por sucessos como Titanic e Avatar, abordou recentemente a criação de atrizes feitas por Inteligência Artificial (IA), como Tilly Norton, destacando que “não faria isso” e questionando abertamente se substituir atores por algoritmos é algo “desejável”.

Conforme a Variety, Cameron se posicionou recentemente ao lado dos atores reais, contra o uso substitutivo da IA.

“Não tenho interesse pessoal em usar essas ferramentas, em usar qualquer caminho tecnológico que substitua a criatividade humana”, disse Cameron.



Ele levantou a questão da singularidade na arte: “Podemos até ser capazes de substituir um ator [com um personagem gerado por IA]. Eu digo ‘podemos’, mas eu não faria isso. Isso é realmente desejável? Isso cria um personagem único, baseado em dois conjuntos de experiências humanas únicas, as do roteirista e as do ator?”.

O cineasta reconhece a utilidade da IA na indústria criativa, mas alertou sobre suas limitações ao lidar com a originalidade: “Podemos melhorar o fluxo de trabalho, torná-lo mais eficiente, torná-lo mais criativo [com IA generativa]? Acho que sim. Desde que mantenhamos um padrão muito alto de uso, ético, moral e prático”.

No entanto, ele enfatizou que a tecnologia tende à mediocridade quando se trata de inovação: “Se você tenta usar um modelo treinado em tudo, como isso pode ser único? Não pode. Ele vai te dar a média. Ele pode entregar o medíocre, mas não o especial e único. Também não pode criar aquilo que nunca foi visto”.

Cameron ilustrou o ponto com o universo de ‘Avatar: “Se você pegar um modelo generativo e pedir ‘me dê algo que pareça Avatar’? Ótimo! Ele pode fazer isso o dia inteiro: bioluminescência, criaturas voadoras. Agora peça ao modelo para fazer isso antes de Avatar existir. Ele vai travar. No fim das contas, tudo ainda depende da criatividade humana”.

author avatar
José Guilherme
Jornalista e redator apaixonado por cinema, séries e animes, sempre em busca de boas histórias para contar e compartilhar.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS