O cineasta James Cameron, mente por trás dos sucessos bilionários ‘Avatar’ e ‘Titanic’, comentou recentemente sobre os rumos da icônica franquia ‘Alien’. Em tom crítico, ele detalhou o que considera a “coisa mais estúpida pra c******” feita pela saga após a sua saída.
De acordo com o ComicBook, Cameron expressou sua profunda decepção com a decisão de matar a personagem Newt. Para o diretor, descartar figuras estabelecidas foi um erro estratégico de roteiro:
“Eu achei que foi a coisa mais estúpida pra c******”, disparou Cameron.
Ele explicou que a decisão ignorou a conexão emocional que o público havia construído em ‘Aliens, O Resgate’:
“Você cria muita boa vontade em torno dos personagens Hicks, Newt e Bishop, e então a primeira coisa que fazem no filme seguinte é matar todos eles. Muito inteligente, né? E depois os substituem por um bando de condenados que você odeia e quer ver morrer. Muito esperto”, ironizou o cineasta.
Vale lembrar que o diretor foi o responsável pela criação de ‘Aliens: O Resgate’, mas após o sucesso do longa, Cameron se afastou da franquia para focar em outros projetos aclamados, como ‘O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final’. Isso levou o estúdio a contratar David Fincher para dirigir ‘Alien 3’.
Na época, Fincher ainda não era o diretor consagrado que conhecemos hoje; aquele era o seu primeiro longa-metragem. Por esse motivo, Cameron faz questão de isentá-lo da culpa pelas mortes imediatas do Cabo Hicks (Michael Biehn), Newt (Carrie Henn) e do androide Bishop (Lance Henriksen).
“Hoje sou um grande fã do Fincher e do trabalho dele. Aquele foi o primeiro filme dele e ele estava sendo pressionado por muitas outras vozes, então dou um passe livre para ele nessa”, afirmou Cameron.
‘Alien 3’ está disponível no Disney+.




