Em entrevista recente ao The Wrap, James Cameron diz que, na sua concepção, separa os filmes da franquia ‘Avatar‘ das aventuras do universo cinematográfico Marvel ou de outros filmes de super-herói. Segundo o cineasta, a diferença está nos antagonistas e conflitos que os heróis têm que enfrentar.
“Os Na’vi não estão lidando com problemas extraordinários, não estão enfrentando algum cara que quer conquistar a galáxia”, comentou. “Eu nem estou criticando filmes de super-heróis, mesmo porque os adoro. Acho que são os nossos mitos modernos, lutas entre deuses gregos. Amo esse tipo de coisa, mas não era meu objetivo aqui”, falou Cameron.
Que continuou dizendo: “Uma das coisas que ditou o sucesso do primeiro Avatar foi que ele ressoou pelo mundo todo, em todas as culturas. Não foi só nos Estados Unidos – três quartos da bilheteria veio de outros países”.
“Era importante para mim que a nossa história fosse universal. Todo mundo tem que lidar com pais e filhos, mães e filhas, irmãos e irmãs. Não importa qual sua cultura, sua linguagem, sua religião, isso faz parte de sua vida. É uma ideia universal”, conclui.
Assista nossa crítica e entrevista:
Ambientado mais de uma década após os eventos do primeiro filme, ‘Avatar: O Caminho da Água‘ começa a contar a história da família Sully (Jake, Neytiri e seus filhos), os problemas que os acompanham, os esforços que fazem para se manterem seguros, as batalhas que lutam pela sobrevivência e as tragédias que suportam.
O filme estrela Zoë Saldaña, Sam Worthington, Sigourney Weaver, Stephen Lang, Cliff Curtis, Joel David Moore, CCH Pounder, Edie Falco, Jemaine Clement, Giovanni Ribisi e Kate Winslet.