sábado, abril 27, 2024

James Cameron | Do Pior ao Melhor – Ranqueamos TODOS os filmes do diretor, incluindo ‘Avatar: O Caminho da Água’

Avatar: O Caminho da Água, a tão aguardada continuação do fenômeno Avatar (2009), finalmente está entre nós. O filme, que demorou nada menos que treze anos para sair do papel, finalmente chega aos cinemas do mundo todo neste fim de semana. Para os brasileiros, como as estreias do cinema ocorrem sempre às quintas-feiras, a superprodução chega um dia antes, a partir desta quinta, dia 15 de dezembro. Novamente dirigido por James Cameron, um dos diretores mais badalados de Hollywood, que coleciona inúmeros sucessos em sua filmografia, o segundo Avatar pretende bater novos recordes de bilheteria e seguir impressionando com suas conquistas técnicas, seja nos efeitos visuais que criam novos mundos e criaturas, ou no avanço do artifício do 3D – o qual promete elevar a um novo patamar. Sua trama ecológica desta vez troca as florestas pelos oceanos, frisando a preservação dos mares e a importância da água para o nosso planeta.

Entrando no clima do novo Avatar e começando a aquecer os motores para esta grande estreia – um dos filmes mais aguardados do ano -, resolvi criar esta nova matéria ranqueando todos os filmes da carreira do diretor James Cameron: do menos favorito ao mais preferido. Confira abaixo.

09 | Piranhas 2 – Assassinas Voadoras (1981)

Todo mundo precisa começar de algum lugar. Mas esse filme de terror trash serviu para um propósito bem maior na carreira de James Cameron. Primeiro longa-metragem dirigido pelo cineasta, o filme é a continuação de Piranha, de 1978, dirigido por Joe Dante (Gremlins) e por si só uma cópia deslavada para pegar carona no sucesso de Tubarão, de Steven Spielberg, lançado três anos antes. Como o primeiro fez certo sucesso, para a sequência foi trazido um jovem promissor, de então 27 anos, para o comando – de nome James Cameron. O diretor também assinou o roteiro, mas resolveu assinar como H.A. Milton para evitar parte da vergonha. Na trama, com inclinação maior ao humor, Cameron resolve colocar os peixes assassinos para voar. Foi durante as filmagens desta produção que Cameron adoeceu seriamente, e num delírio de febre durante à noite sonhou com um esqueleto de metal, o qual ele usaria como base para escrever o roteiro de um de seus maiores sucessos: O Exterminador do Futuro. O “terrir” Piranha 2 marca irrisórios 3.7 com o público e 6% de aprovação dos críticos.

08 | True Lies (1994)

Ao contrário do item acima em que estava em seu início de carreira, quando lançou True Lies, James Cameron já era um diretor estabelecido e de muito sucesso. O cineasta já havia criado algumas produções muito queridas e já era conhecido como um visionário. Em particular, seu trabalho anterior, O Exterminador do Futuro 2 (1991), revolucionou a indústria do cinema e sacudiu Hollywood com efeitos inovadores, nunca antes vistos. O filme se tornou febre mundial e fez rios e mais rios de dinheiro. De fato, no início dos anos 1990 James Cameron era “o cara”. Não tinha para ninguém. Justamente por isso, o mundo parou em expectativa para saber qual seria o próximo passo do diretor. E ele viria três anos depois com uma nova parceria com o astro Arnold Schwarzenegger numa superprodução que emulava 007 – James Bond. True Lies foi considerado o melhor filme de James Bond fora da franquia, já que na época os filmes de 007 amargavam o fracasso da era Timothy Dalton e só viriam a resgatar sua popularidade no ano seguinte, em 1995, com Goldeneye e a era Brosnan. True Lies é na verdade um remake em grande escala de uma produção francesa. O filme marca nota 7.3 com o público e 70% com os críticos.

07 | Avatar (2009)

De todos os filmes dirigidos por James Cameron apenas um pode ser considerado verdadeiramente ruim: o seu primeiro trabalho em Piranhas 2, em início de carreira. Sim, Cameron carrega esse nível de excelência. E por mais que os haters (e isso inclui alguns críticos e profissionais da área) tentem desesperadamente destrinchar e esmiuçar os filmes do diretor atrás de defeitos, é seguro dizer que em sua maioria ou eles se tornam fenômenos de audiência, crítica, premiações, ou ressurgem anos mais tarde como cults. Então, desde o item acima o que temos é uma competição entre melhores, entre filmes mais adorados e não um ranking fácil. Avatar é inegavelmente um fenômeno. Como se não bastasse guardar por pelo menos dez anos o topo do pódio como filme mais rentável da história, e ter revolucionado novamente os efeitos especiais e a tecnologia 3D no cinema, ainda teve prestígio suficiente para receber nada menos que nove indicações ao Oscar, incluindo melhor filme, e levou três prêmio técnicos. O filme marca nota 7.8 com o público e 82% de aprovação com a crítica.

06 | O Segredo do Abismo (1989)

Não deixe de assistir:

Um raro caso de um filme de James Cameron que não foi sucesso em sua época de lançamento. Quando entregou essa ficção científica sobre uma equipe de profissionais especializados em perfuração de petróleo e a trabalhar nas profundezas do oceano, que é contratada pelo governo e precisa ajudar militares a recuperar um submarino nuclear, mas termina se deparando com vida alienígena na imensidão dos “abismos” dos mares (como diz o título original), James Cameron já havia tirado da cartola obras celebradas como O Exterminador do Futuro original e Aliens – O Resgate. Ou seja, já era um ícone da ficção científica e da ação para os fãs. Assim, como costuma acontecer, Cameron quis realizar um projeto pessoal, um projeto de vaidade que terminou saindo do controle e era anunciado como um grande fiasco. No fim das contas serviu para o diretor testar uma nova tecnologia em efeitos visuais 3D de computadores, e foi graças ao filme que pudemos ter os efeitos do exterminador T-1.000 dois anos depois. Hoje, o longa é tido como item cult. O filme marca nota 7.5 do público e 88% de aprovação da imprensa.

05 | Avatar – O Caminho da Água (2022)

Muitos podem se assustar ao ver o mais recente trabalho de James Cameron numa posição “não muito alta” na lista. É natural que desejemos ver o mais novo filme de um diretor nas primeiras posições, até para nos incentivar a ir assisti-lo nos cinemas. Mas não se preocupe, vá correndo, Avatar 2 é sem dúvidas um filmaço. Acontece que o longa enfrenta concorrência pesadíssima dos próximos itens da lista – alguns dos melhores filmes da história do cinema. É claro que a nota de Avatar 2 também pode aumentar ainda, conforme mais pessoas forem assistindo e mais críticos avaliando. O que podemos dizer é que Cameron passou mais de dez anos desenvolvendo essa sequência e que a espera definitivamente valeu à pena. O foco desta vez, como diz o título, são os mares e os oceanos, tema que fascina o diretor e que se fez presente em muitos de seus filmes. Mas a saga não irá parar por aí, já que o cineasta tem engatilhados nada menos que outros três filmes desta franquia. Os fãs não terão do que reclamar. O filme já marca nota 8.3 de todos que puderam conferir e 82% de aprovação da crítica.

04 | Titanic (1997)

Acredito que apenas os que não eram vivos na época do lançamento desta produção não consegue compreender muito bem o que foi o fenômeno Titanic. Sessões lotadas por meses a fio, Titanic se tornou a maior bilheteria do cinema de todos os tempos e assim permaneceu por mais de uma década, até James Cameron sair de sua “aposentadoria auto-imposta” e decidir fazer um novo filme, com Avatar. O curioso é que a Fox achou que teria um novo problemão do nível de O Segredo do Abismo em mãos. Parecia que toda vez que James Cameron resolvia filmar na água, era prejuízo na certa. A produção passou em muito de seu orçamento já inflado, e caso Titanic não se tornasse o fenômeno que foi, certamente afundaria o estúdio. Isso que é pressão. Mas Cameron confiava na história que tinha em mãos. E confiava também nos efeitos revolucionários e na grandiosidade de sua obra – que recriou com perfeição o navio que “nem Deus conseguiria afundar”. Fora isso, fez de Leonardo DiCaprio o astro mais quente de Hollywood – status que dura até hoje. Titanic possui nota 7.9 com o grande público e 87% de aprovação da crítica.

03 | O Exterminador do Futuro 2 (1991)

Por falar em efeitos visuais revolucionários, o que James Cameron conquistou aqui mudaria para sempre a indústria do entretenimento. E se você hoje pode regozijar assistindo aos seus filmes preferidos de super-heróis, como os da Marvel, ou de fato qualquer blockbuster de efeitos de última geração, talvez você nem saiba, mas precisa agradecer e muito a James Cameron e O Exterminador do Futuro 2, pois foi aqui que tudo começou. Como dito, Cameron testou tais efeitos ainda em O Segredo do Abismo, mas foi algo curto, em apenas uma cena, o bastante para encantar audiências. Com o segundo Exterminador do Futuro, o diretor criava um personagem inteiro usando tais efeitos, que permanece no filme do início ao fim. Personificado por Robert Patrick, o T-1.000 é um dos maiores vilões da sétima arte e um primor da tecnologia, dentro e fora das telas. Para todos que estavam vivos na época, poder assistir ao filme nos cinemas e depois repetidas vezes nas telinhas, era estar no meio de uma revolução. Por isso Terminator 2 sobe ao pódio, com nota 8.6 do grande público e 93% de aprovação dos críticos.

02 | O Exterminador do Futuro (1984)

Bom, como sempre vale enfatizar que esta lista não é criada a partir de meu gosto pessoal ou sequer da redação do CinePOP. O que costumamos fazer é um apanhado geral da nota do grande público e tirar uma média com a nota dos críticos. Assim acreditamos que seja a forma mais democrática possível. Porém, se dependesse unicamente de nosso apreço, O Exterminador do Futuro 2 estaria acima do original. E não sou apenas eu que digo, já que para uma grande parcela dos fãs e dos cinéfilos (e também dos críticos) não existe dúvida de que o segundo Exterminador é superior em todos os sentidos – não apenas no visual, isso é óbvio, mas também narrativamente, ao trocar o gênero do terror e ficção científica por um p*ta filme de ação e um blockbuster nato. Além, é claro, de transformar a ameaça do original no mocinho e trazer uma ameaça ainda maior. Isso é pura aula narrativa. Mas, é claro que não podemos tirar os méritos do originalzão, e eles são muitos, em especial se formos considerar que tudo nasceu dele, todos os conceitos e a ideia de Cameron para esse futuro onde as máquinas dominam os homens e é preciso enviar um soldado da resistência para o passado a fim de proteger a mãe do líder da rebelião antes de ele nascer. Puro ouro. O filme marca nota 8.1 com o público (ou seja, os fãs preferem sim o segundo), mas os críticos dizem que o filme é impecável com 100% de aprovação (algo raríssimo).

01 | Aliens – O Resgate (1986)

Mesmo com os 100% de aproveitamento do item acima, a primeira posição do ranking não fica com ele, e sim com o filme que James Cameron dirigiu a seguir. Aliens, como todos sabem, é a continuação direta do sucesso de ficção e terror Alien – O Oitavo Passageiro (1979), cult dirigido por Ridley Scott, lançado quase dez anos depois. Em entrevista recente, Cameron disse que todos o aconselhavam a não realizar o filme. Acontece que ele havia acabado de sair de um filme com roteiro próprio, O Exterminador do Futuro, e podia escolher qualquer outro projeto para chamar de seu. O que todos diziam era que se o filme fracassasse, Cameron levaria a culpa de enterrar a franquia. E se por acaso se tornasse sucesso, todos creditariam a Ridley Scott por ter criado o original. Cameron entendia tudo isso, mas não quis saber, ele simplesmente adorava o conceito e resolveu levar a ideia adiante, escrevendo também a continuação. E o cineasta estava certo, porque todos souberam diferenciar direitinho e deram crédito devido ao trabalho que realizou aqui, com muitos inclusive considerando Aliens superior ao seu original, um dos raros casos em que isso ocorre. Aliens tem nota 8.4 com o grande público e 98% de aprovação dos críticos.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS