O lendário cineasta James Cameron, mente por trás de marcos do cinema como ‘Titanic’ e a franquia ‘Avatar’, acaba de alcançar um novo patamar histórico em sua carreira. O diretor é o mais novo integrante do seleto grupo de cineastas bilionários do mundo, consolidando sua posição como o maior nome comercial da indústria cinematográfica.
De acordo com o Deadline, com a nova atualização de seu patrimônio, Cameron agora compartilha espaço com um círculo extremamente restrito de visionários:
- George Lucas (‘Star Wars’)
- Steven Spielberg (‘Jurassic Park’)
- Peter Jackson (‘O Senhor dos Anéis’)
- Tyler Perry (‘Medea’)
Não é surpresa que Cameron tenha atingido essa marca, considerando que ele é o único diretor com três filmes entre as maiores arrecadações da história. O impulso final veio com o lançamento de ‘Avatar: Fogo e Cinzas’, lançado em 19 de dezembro, o longa já ultrapassou a marca de US$ 760 milhões mundialmente em apenas dez dias.
Apesar da fortuna astronômica, Cameron sempre manteve uma postura pragmática e focada na inovação técnica, muitas vezes reinvestindo seus próprios lucros em tecnologia cinematográfica e exploração oceânica.
Ao ser questionado sobre o novo título de bilionário, o diretor foi evasivo: “Essa ideia [de fortuna] pressupõe certos acordos que não existiram e, além disso, eu não guardei um centavo em 30 anos”.
Entre outros nomes da mídia e do entretenimento que aparecem no ranking de bilionários em tempo real da Forbes estão Rupert Murdoch e família, Donald Newhouse, Charlie Ergen, John Malone, David Geffen, Arnon Milchan, Barry Diller, Oprah Winfrey e Jerry Seinfeld.
No topo da lista figuram os gigantes da tecnologia Elon Musk, Larry Page, Larry Ellison, Jeff Bezos, Sergey Brin e Mark Zuckerberg, com Bernard Arnault e família, Jensen Huang, Warren Buffett e Steve Ballmer completando o top 10.




