O cineasta James Cameron, responsável pela aclamada franquia ‘O Exterminador do Futuro’ e atualmente divulgando ‘Avatar: Fogo e Cinzas’, revelou recentemente que tem planos para desenvolver um novo filme da saga de ficção científica.
Cameron indicou que se dedicará ao projeto após o fim da campanha de marketing de Avatar.
“Vou ter algum tempo para escrever e considerar meus próximos projetos e a ordem em que vou realizá-los, e assim por diante, quando terminarmos o marketing disto daqui a um mês ou algo assim”, disse Cameron, conforme o SffGazette. “Tenho uma pilha de anotações desse tamanho [fez um gesto indicando cerca de oito centímetros], que é como começo todos os meus roteiros, sobre o que quero fazer com um novo filme de ‘O Exterminador do Futuro’. Vou me dedicar a isso como roteirista”.
O diretor destacou, no entanto, a dificuldade em criar uma história profética no cenário tecnológico atual, onde a realidade se assemelha cada vez mais à ficção científica:
“É difícil. Tenho que dizer”, ele acrescentou. “A ficção científica nos alcançou e, na verdade, está nos sobrepujando neste momento. Estamos vivendo em um mundo de ficção científica, e literalmente temos que lidar com problemas que, no passado, existiam apenas em livros e filmes do gênero. Agora estamos vivendo isso de verdade”.
“Jamais serei tão visionário quanto fui em 1984 ao imaginar aquilo, porque não acho que alguém saiba o que vai acontecer daqui a um ano ou dois. Mas quero ao menos me precaver para o futuro ficando alguns anos à frente”, concluiu Cameron.
Esses comentários reforçam declarações anteriores do cineasta. Em setembro, ele já havia expressado o desafio de abordar o tema:
“Fui incumbido de escrever uma nova história de ‘O Exterminador do Futuro’. Não consegui avançar muito nisso. Não sei o que dizer que não será ultrapassado por eventos reais. Estamos vivendo uma era de ficção científica agora”, concluiu.
O filme original ‘O Exterminador do Futuro’ está disponível para streaming no Prime Video.




