A polêmica da semana envolvendo o bagunçado Universo DC nos cinemas pegou todo mundo de surpresa, principalmente por envolver um dos queridinhos do público, Henry Cavill, que fez seu nome ao dar vida ao Superman. Depois de sua participação especial na cena pós-créditos de Adão Negro, sugerindo o retorno de Cavill ao papel e provavelmente o colocando como personagem importante na sequência do longa, os fãs do ator e do universo criado por Zack Snyder ficaram em polvorosa. Afinal, era tudo que eles queriam.
O ator britânico confirmou seu retorno nas redes sociais com muita empolgação e chegou até mesmo a sair da série The Witcher, da Netflix, produção da qual era protagonista. Os fãs associaram logo que essa saída tenha sido para poder se dedicar exclusivamente ao maior herói da DC.
No entanto, como novas mentes por trás do UDC nos cinemas, James Gunn e Peter Safran precisaram colocar esse universo em primeiro plano, mesmo que isso custasse um reboot, colocando fim ao “Snyderverso” iniciado há quase uma década. Assim, a dupla formulou um plano visando os próximos dez anos para tentar levar a DC novamente ao topo dos filmes baseados em histórias em quadrinhos.
E o primeiro passo desse novo planejamento foi pensar em personagens que possam acompanhar a idade de seus atores. E isso veio a público oficialmente ontem, quando o ator Henry Cavill publicou um texto se despedindo do papel de Superman e ressaltando a importância dele em sua vida. A decisão obviamente causou polêmica entre os fãs, que há pouco tempo tiveram a esperança de vê-lo novamente no papel.
Agora, em uma postagem sobre Guardiões da Galáxia Vol.3, que estreia em 2023 e marca a despedida de James Gunn da Marvel, os fãs da DC começaram a questioná-lo sobre a demissão de Cavill. Com bastante paciência, o cineasta conversou com eles, reafirmou qual sua ideia para o personagem e como foi o processo com o ator.
As I said yesterday, it is very simple, he's a different age.
— James Gunn (@JamesGunn) December 15, 2022
Em uma das respostas, Gunn reafirmou que o motivo da demissão foi justamente porque Henry não se encaixa na proposta que eles querem para o personagem na próxima década. Cavill completa 40 anos em março de 2023. Como a DC agora quer investir em uma abordagem mais jovem do Super, mostrando o início de sua vida no jornalismo e na “carreira” de super-herói, não tem como manter um ator que deve encerrar a fase inicial do planejamento com mais de cinquenta anos. E isso também se aplica ao Batman do Ben Affleck, que teria mais de 60 anos ao fim dos dez anos planejados por Gunn e Safran.
I'm anything but cold about it. I sat down in person with Henry yesterday and we had a very open and honest and respectful discussion. We've communicated since and he and I are all good. And I said what I needed to say yesterday, not sure what else you'd like me to say.
— James Gunn (@JamesGunn) December 15, 2022
Em outro Tweet, um seguidor o acusou de ser frio e pensar nos números, tal qual um investidor, enquanto fala nas redes sociais sobre seus outros projetos. Gunn prontamente respondeu:
“Sou tudo, menos indiferente a isso [demissão de Cavill]. Me sentei junto ao Henry pessoalmente, ontem, e tivemos uma discussão franca, honesta e muito respeitosa. Estamos nos falando desde então e estamos bem um com o outro. Já disse tudo que precisava falar ontem, não sei mais o que você quer que eu fale”, comentou James Gunn.
We'll be focusing on the most well-known and some lesser known characters simultaneously.
— James Gunn (@JamesGunn) December 15, 2022
Por fim, um fã preocupado com o futuro da DC perguntou se o James Gunn pretendia dar foco apenas nos medalhões da casa ou se seguiria dando espaço para personagens menos conhecidos do grande público, como o Pacificador (John Cena) e os outros personagens de O Esquadrão Suicida (2021). A resposta foi animadora para os fãs da DC:
“Estaremos focando nos personagens mais conhecidos, e em alguns menos conhecidos simultaneamente”, disse.
Gunn é fanático pelos personagens mais obscuros e estranhos do universo DC, então é bastante promissor que ele siga considerando trazê-los para as telonas.
E você? Está confiante nas ideias de Gunn e Safran para o Universo DC? Diga nos comentários!