O cineasta James Gunn recentemente detalhou a decisão de integrar o filme do Cara-de-Barro ao universo principal do DCU, Capítulo Deuses e Monstros, em vez de classificá-lo sob o selo Elseworlds.
Em entrevista à Entertainment Weekly, Gunn foi questionado sobre essa escolha estratégica.
“Bem, acho que precisávamos de conteúdo para o DCU”, admitiu o cineasta. Ele revelou que a ideia surgiu de uma colaboração inesperada: “O Mike Flanagan é alguém com quem tenho amizade há anos, e ele me escreveu sobre o Cara-de-Barro. Ele me mandou uma mensagem bem no início da minha jornada na DC”.
Gunn confessou que não esperava que o projeto avançasse inicialmente.
“Sendo honesto, eu não achava que isso realmente fosse acontecer. Mas ele veio e apresentou a ideia e eu pensei: ‘Oh, m****! Isso é legal’. É um filme de horror corporal. Um filme de terror que, como qualquer boa história de horror corporal, simplesmente acontece dentro do DCU. E então ele escreveu o roteiro — que ficou fantástico. A gente não planejava fazer Cara-de-Barro”, explicou.
O roteiro mais recente de Cara-de-Barro foi escrito por Hossein Amini. Gunn elogiou o trabalho: “O novo roteiro está ótimo. Sério. O primeiro já era excelente, mas essa nova versão está ainda melhor. O filme vai realmente acontecer”.

De acordo com o Deadline, Tom Rhys Harries (‘Missão de Sobrevivência’) será o protagonista do longa, que está sendo desenvolvido pela DC Studios.
Mike Flanagan, criador de ‘A Maldição da Residência Hill‘, assina o roteiro.
Anteriormente, o roteirista revelou ter se inspirado na animação ‘Batman: A Série Animada‘, especificamente no episódio duplo “Perito em Formas Humanas”: “Claro que sim. Quero dizer, essa é a história perfeita. ‘Perito em Formas Humanas’, Ron Perlman… para mim, é isso. Aqueles dois episódios me deixaram atônito. A resposta curta é que isso absolutamente inspirou meu roteiro. Esse é o mundo em que eu queria viver. Batman: A Série Animada era o meu Batman quando eu crescia. Tanto quanto o [Michael] Keaton era o meu Batman, a série animada realmente era o meu Batman”.
Flanagan então compartilhou seus pensamentos sobre o desenvolvimento do Cara-de-Barro e seu papel no projeto: “Não sei o que estão fazendo com Cara-de-Barro. Eu não estou dirigindo, e o diretor que assumir vai precisar fazer algo próprio. Sei que estão trabalhando no roteiro. Eu estou envolvido em outros projetos agora, e realmente espero que se mantenha fiel ao espírito do que eu queria que fosse. Mas não é meu filme, então estarei na plateia com você, ansioso para ver como vai ficar”.
No episódio descobrimos a história de origem do personagem. Seu nome verdadeiro é Matt Hagen, um ator famoso que sofre um grave acidente de carro. O empresário Ronald Daggett oferece a Matt uma substância experimental chamada Renuyu, que permite ao ator se transformar fisicamente em qualquer pessoa que desejar. Matt desenvolve um vício pela substância e acaba se tornando um peão de Daggett para continuar tendo acesso ao produto.
O longa e chega aos cinemas em 11 de setembro de 2026.

