A icônica atriz Jamie Lee Curtis criticou duramente o que chamou de “o genocídio de uma geração de mulheres pela indústria da beleza, que se desfiguraram”, referindo-se à proliferação de cirurgias plásticas e procedimentos estéticos.
“Eu uso essa palavra há muito tempo e a uso especificamente porque é uma palavra forte”, explicou Curtis, conforme à Variety. “Eu acredito que nós apagamos uma ou duas gerações de aparência humana natural”.
Curtis aprofundou sua crítica, destacando a artificialidade promovida pela indústria: “O conceito de que você pode alterar a maneira como se parece através de produtos químicos, procedimentos cirúrgicos, preenchimentos, há uma desfiguração de gerações de mulheres, predominantemente, que estão alterando sua aparência. E isso é auxiliado e encorajado pela IA, porque agora o ‘rosto filtrado’ é o que as pessoas querem. Eu não estou filtrada agora. No momento em que eu coloco um filtro, e você vê o antes e o depois, é difícil não pensar: ‘Ah, isso parece melhor.’ Mas o que é melhor? Melhor é falso. E há muitos exemplos, não vou nomeá-los, mas recentemente tivemos uma grande onda através dos meios de comunicação, muitas dessas pessoas”.
Apesar da cirurgia plástica ser uma prática comum em Hollywood, Curtis enfatiza que sua crítica não é um julgamento pessoal, mas sim uma observação sobre um ciclo vicioso: “Não importa. Eu não estou pregando para eles. Eu nunca diria uma palavra. Eu nunca diria a alguém: o que você fez? Tudo o que sei é que é um ciclo sem fim. Isso eu sei. Uma vez que você começa, não pode parar. Mas não é meu trabalho dar minha opinião; não é da minha conta”.
Jamie Lee Curtis tem evitado cirurgias plásticas em sua carreira, mas revelou em uma entrevista ao programa 60 Minutes no início deste ano que fez uma cirurgia estética aos 25 anos. A decisão veio após um cinematógrafo se recusar a filmá-la em um set, alegando não gostar de seu rosto.
“Eu levei isso muito a sério como atriz”, disse Curtis sobre o filme, no qual interpretava uma instrutora de aeróbica. O cinematógrafo criticou sua aparência, dizendo: “Ele disse: ‘Eu não vou filmar ela hoje porque os olhos dela estão inchados.’ Eu tinha 25 anos. Para ele dizer isso foi muito embaraçoso. Assim que o filme acabou, eu acabei fazendo uma cirurgia plástica”.
Quando questionada sobre o resultado da cirurgia, Curtis foi categórica: “Não foi bem. Isso não é o que você deve fazer quando tem 25 ou 26 anos. Me arrependi imediatamente e me arrepento disso até hoje. [Me arrependo] muito agora, porque me tornei uma grande defensora pública das mulheres, dizendo: ‘Você é linda e perfeita do jeito que você é.’ Não foi uma coisa boa de fazer… Eles te dão analgésicos. Eu me apaixonei muito pelo calor de um opioide. Bebi um pouco. Fiquei muito quieta e privada sobre isso. Mas se tornou uma dependência, com certeza”.
Ela poderá ser vista em breve em ‘Uma Sexta-Feira Ainda Mais Louca‘.
Confira uma cena do longa e siga o CinePOP no Youtube:
A será lançado nos cinemas nacionais no dia 7 de agosto de 2025 – um dia antes da estreia no território norte-americano.
A trama do novo filme será ambientada décadas após Tess (Jamie Lee Curtis) e Anna (Lindsay Lohan) terem passado por uma crise de identidade. Agora, Anna tem uma filha e logo terá uma enteada. Enquanto enfrentam os inúmeros desafios que surgem quando duas famílias se juntam, Tess e Anna descobrem que um raio pode, sim, cair duas vezes no mesmo lugar.
O novo filme ainda contará com o retorno de Mark Harmon, Chad Michael Murray, Christina Vidal Mitchell, Haley Hudson, Lucille Soong, Stephen Tobolowsky e Rosalind Chao.
Julia Butters, Sophia Hammons, Manny Jacinto e Maitreyi Ramakrishnan completam o elenco.
Nisha Ganatra é responsável pela direção.

