A atriz e ativista Jane Fonda falou pela primeira vez sobre a batalha contra um câncer nas células do sistema linfático, conhecido como linfoma não Hodgkin. Através do Instagram, ela deu detalhes sobre a doença e a quimioterapia, que segue em tratamento há seis meses.
O câncer de Fonda é muito tratável. 80% das pessoas sobrevivem, então me sinto com muita sorte. Estou fazendo quimioterapia há 6 meses e estou lidando muito bem com os tratamentos.
Na postagem em questão, a artista engajada em causas sociais e climáticas se diz “privilegiada” por ter plano de saúde e acesso aos melhores médicos e tratamentos, ao contrário de muitos americanos, e diz que o tratamento não vai prejudicar seu ativismo.
Ver essa foto no Instagram
Quase todas as famílias na América tiveram que lidar com câncer uma vez ou outra e muitas não têm acesso aos cuidados de saúde de qualidade que estou recebendo e isso não está certo.
Jane Fonda reforça a necessidade de falar mais sobre as causas da doença, não apenas sobre curas: “As pessoas precisam saber que os combustíveis fósseis causam câncer. O mesmo acontece com os pesticidas, muitos dos quais são baseados em combustíveis fósseis, como o meu”.
“O câncer é um professor e estou prestando atenção nas lições que ele guarda para mim. A doença, junto com minha idade (quase 85) definitivamente ensina a importância de se adaptar a novas realidades”, conclui.