terça-feira, abril 30, 2024

Jean-Luc Godard, lendário cineasta francês, morre aos 91 anos por suicídio assistido

O lendário cineasta francês Jean-Luc Godard faleceu nesta terça-feira (13) aos 91 anos de idade. Segundo a agência Reuters, a informação foi confirmada pela mulher do diretor, Anne-Marie Mieville.

“Jean-Luc Godard morreu pacificamente em casa, cercado por entes queridos. Ele não estava doente, estava simplesmente exausto”, informou um comunicado enviado à imprensa francesa. Segundo o jornal Libération, o cineasta recorreu ao suicídio assistido.

O gênio Godard é um dos fundadores da Nouvelle Vague, um dos movimentos mais importantes do cinema mundial, criado na França no fim dos anos 1950 e que levou novos paradigmas de estética às produções cinematográficas do mundo inteiro.

O cineasta realizou mais de 40 longas-metragens ao longo de 70 anos de carreira, além de curtas-metragens, documentários experimentais, ensaios cinematográficos e vídeos de música. Vale destacar que Godard iniciou sua carreira como crítico de cinema. Depois, passou a fazer filmes e documentários experimentais.

Entre suas obras de maior destaque estão ‘Acossado‘ (1960) e ‘O Desprezo‘ (1963). Em março de 2021, ao completar 90 anos, Godard anunciou planos de se aposentar. Mas antes, declarou que faria mais dois filmes. “Estou finalizando a minha vida no cinema com mais dois roteiros. Depois disso, eu direi: ‘Adeus, cinema!'”, falou Godard.

Mais notícias...

Wilker Medeiroshttps://www.youtube.com/imersaocultural
Wilker Medeiros, com passagem pela área de jornalismo, atuou em portais e podcasts como editor e crítico de cinema. Formou-se em cursos de Fotografia e Iluminação, Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográfica, Forma e Estilo do Cinema. Sempre foi apaixonado pela sétima arte e é um consumidor voraz de cultura pop.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS