O astro Jim Carrey relembrou recentemente seu trabalho em ‘O Grinch’ (2000), o clássico natalino, revelando que quase abandonou o filme devido ao processo “excruciante” da maquiagem, que inicialmente demorava oito horas por dia.
O especialista em efeitos especiais Rick Baker detalhou à Variety a luta para convencer o estúdio a investir na transformação, além da simples pintura verde:
“O estúdio disse: ‘Estamos pagando US$ 20 milhões ao Jim e queremos vê-lo. É só pintá-lo de verde'”, disse Baker. “Mas não é ‘Como o Jim Carrey Verde Roubou o Natal’. É ‘Como o Grinch Roubou o Natal’. Ele deveria parecer um personagem de fantasia”.
A reação pública ao teste de maquiagem de Baker convenceu a Universal a ceder à visão do ‘Grinch’ como um personagem de fantasia.
‘O Grinch 2’: Jim Carrey revela interesse em reprisar icônico papel
Para Carrey, porém, a experiência foi extremamente torturante, devido ao nível de transformação exigido pelo personagem.
“Quando chegou a hora de realmente desenhar o Grinch para que ele parecesse o Grinch, eles tiveram que colocar a ponta do meu nariz sobre a parte superior do nariz do personagem. Todo o resto ficou coberto, e eu não conseguia respirar pelo nariz. Eles tiveram muita dificuldade para criar aberturas na máscara. No fim, acabei respirando pela boca durante todo o filme”, explicou o comediante.
Ele acrescentou: “O figurino era feito de pelos de iaque absurdamente coçantes, o que me deixava louco o dia inteiro. Eu tinha dedos de quase 25 centímetros, então não conseguia me coçar, tocar o rosto ou fazer qualquer coisa. Usava dentes que exigiam que eu aprendesse a falar com eles, além de lentes de contato que cobriam todo o globo ocular. Eu só conseguia enxergar por um pequeno túnel à minha frente”.
O produtor Brian Grazer revelou que a equipe chegou a oferecer a Carrey o uso de efeitos digitais para deixar seus olhos verdes, mas o ator recusou.
“Ele não quis. Queria ter olhos verdes de verdade. Era como se tivesse frisbees nos olhos. Ele sentia muita dor”, destacou.
Carrey reconheceu que a decisão partiu dele próprio: “Foi algo que eu pedi, então não posso culpar ninguém além de mim mesmo. É preciso ter cuidado com o que se deseja. Quando você vê um ator interpretando um papel de dor excruciante, não pensa muito nisso. Mas o ator precisa viver aquele sentimento. Ele não vai para casa e simplesmente para de senti-lo”.
Jim Carrey pode estrelar live-action de ‘Os Jetsons’
O diretor Ron Howard contou que Carrey começou a sofrer ataques de pânico nos primeiros dias de filmagem devido ao desconforto da maquiagem: “Eu o via deitado no chão entre as montagens de cena, com um saco de papel marrom. Literalmente no chão. Ele estava miserável”.
Após o primeiro dia de gravações, que exigiu oito horas na cadeira de maquiagem, Carrey chegou a ameaçar abandonar o filme
“Ele estava pronto para devolver os US$ 20 milhões! E ele estava falando sério”, revelou Howard.
Para impedir que Carrey desistisse, a produção trouxe um especialista radical:
“Richard Marcinko treinava agentes da CIA e membros de forças especiais a suportar tortura. Ele me deu uma lista enorme de coisas para fazer quando eu começasse a entrar em colapso: dar um soco forte na própria perna, pedir para um amigo de confiança me dar um soco no braço, comer tudo o que estivesse à vista, mudar padrões no ambiente. Se houvesse uma TV ligada quando eu começasse a surtar, desligá-la e ligar o rádio. Fumar o máximo possível. Existem fotos minhas como o Grinch sentado na cadeira do diretor com uma piteira longa, porque o pelo de iaque pegaria fogo se o cigarro chegasse muito perto”, recordou.
Carrey concluiu destacando algo inesperado que o ajudou a suportar o processo.
“Depois descobri que o homem que me treinou para suportar o Grinch também foi um dos fundadores da SEAL Team Six. Mas o que realmente me ajudou durante o processo de maquiagem, que depois reduziram para cerca de três horas, foram os Bee Gees. Eu ouvia toda a discografia deles enquanto me maquiavam. A música deles é tão alegre. Nunca conheci Barry Gibb, mas gostaria de agradecê-lo”, concluiu.
‘O Grinch’ está disponível no Prime Video.
Na trama, um Grinch que odeia o Natal resolve criar um plano para impedir que os habitantes da pequena cidade de Quemlândia possam comemorar a data festiva. Para tanto, na véspera do grande dia, o Grinch resolve invadir as casas das pessoas e furtivamente roubar delas tudo o que esteja relacionado ao Natal.
Taylor Momsen, Jeffrey Tambor, Christine Baranski, Bill Irwin e Molly Shannon completam o elenco da comédia.
Ron Howard assina a direção, a partir de um roteiro escrito por Jeffrey Price e Peter S. Seaman.
Assista a uma cena do filme:
