InícioDestaqueJim Shooter, ex-editor-chefe da Marvel Comics e criador de 'Guerras Secretas', morre...

Jim Shooter, ex-editor-chefe da Marvel Comics e criador de ‘Guerras Secretas’, morre aos 73 anos


Tristes notícias para os fãs de quadrinhos.

Jim Shooter, que começou sua carreira escrevendo histórias em quadrinhos aos 14 anos e tomou as rédeas da Marvel Comics em uma de suas eras de maior sucesso criativo e comercial como editor-chefe na década de 1980, morreu após uma longa luta contra um câncer de esôfago. Ele tinha 73 anos.

Shooter assumiu a Marvel Comics no final da década de 1970, quando a indústria de quadrinhos estava em transição da distribuição em massa em bancas de jornal para a venda direta em lojas de quadrinhos. Ele rapidamente percebeu a oportunidade de vender para fãs de longa data em vez de consumidores casuais, explorando o universo denso da Marvel e incentivando os criadores a levar a mídia em direções mais desafiadoras.



Graças ao sucesso estrondoso dos X-Men’, do quadrinista Chris Claremont e do artista John Byrne, e que funcionou como título emblemático do reinado de Shooter, a Marvel iniciou uma ascensão que viu a empresa trazer jovens criadores empolgantes como Frank Miller, Walter Simonson e Bill Sienkiewicz, experimentar novos formatos como graphic novels originais e coleções de livros comerciais, aumentar as vendas com “eventos” anuais e minisséries, e atrair uma nova geração para uma mídia que muitos pensavam que não sobreviveria além da década de 1970.

Em determinado momento durante o mandato de Shooter, as vendas da Marvel foram estimadas em mais de 80% de todo o mercado de quadrinhos dos EUA.

Mas esse sucesso veio, ao estilo dos anos 80, com cotoveladas afiadas e atitude. Shooter tinha opiniões fortes sobre como fazer quadrinhos e confiou fortemente nos talentos da empresa para executar de acordo com sua visão. Sua gestão foi marcada por histórias de explosões criativas e controvérsias, incluindo sua insistência em que a personagem Phoenix, dos X-Men, morresse para expiar os crimes que cometeu na história, apesar das objeções da equipe criativa.

Em 1987, após a Marvel ter sido adquirida pela New World Pictures, Shooter, cuja recepção já estava se esgotando, foi, segundo alguns relatos, demitido por exigir autonomia editorial e o pagamento de royalties.

Dentre seus trabalhos mais importantes, também podemos citar a clássica saga ‘Guerras Secretas’, que ganhará uma adaptação em longa-metragem em 2027.

“Ele realmente polarizava as pessoas, mas era porque tinha paixão pelo que fazia”, ​​disse Bill Sienkiewicz, que desenhou o Cavaleiro da Lua e os Novos Mutantes na década de 1980. “Ele defendia freelancers de uma forma que não vemos muitas pessoas em cargos editoriais fazerem hoje em dia”.

Thiago Nolla
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS