A autora de ‘Harry Potter‘, JK Rowling, está se comprometendo em doar até £ 1 milhão em doações para ajudar as famílias desabrigadas na Ucrânia.
Ela informou através um post no Twitter, do qual prometeu “fazer pessoalmente as doações” a um apelo postado pela instituição de caridade internacional Lumos Foundation. A Lumos postou um convite para quem quer ajudar os ucranianos em necessidade, incluindo um link através do qual as pessoas podem “doar para o nosso apelo para fornecer suprimentos urgentes e cuidar de crianças em orfanatos na Ucrânia”.
Rowling também expressou gratidão a “todos os que já doaram” por “permitir que a Lumos fizesse um trabalho crucial para algumas das crianças mais vulneráveis da Ucrânia”.
I will personally match donations to this appeal, up to £1m. Thank you so, so much to all who’ve already donated, you’re enabling @lumos to do crucial work for some of the most vulnerable children in Ukraine. https://t.co/XK8yTtB1nl
— J.K. Rowling (@jk_rowling) March 7, 2022
O tweet de Rowling foi recebido com elogios, muitos agradeceram a ela por seus esforços e a elogiaram como um “grande gesto humano”. Embora as controvérsias anteriores tenham sido amplamente deixadas de lado em favor do foco nos ucranianos necessitados, algumas pessoas também aproveitaram a oportunidade para criticar Rowling por seus comentários anteriores de transfobia.
Rowling é a fundadora da Lumos Foundation, uma organização que promete “advogar pelas crianças e garantir que elas não sejam esquecidas neste momento de crise”. A organização, que foi fundada por Rowling em 2005, trabalha com a Ucrânia há vários anos, de acordo com a Sky News.