Há exatos seis anos, Lady Gaga se reinventava mais uma vez.
Depois de ter explorado o synth-pop e o electro-rock em ‘The Fame’, ‘The Fame Monster’, ‘Born This Way’ e ‘ARTPOP’ (e também de ter demonstrado suas incríveis habilidades vocais com o ótimo ‘Cheek to Cheek’, ao lado de Tony Bennett), Gaga resolveu adotar uma persona mais retraída, comedida e introspectiva para o subestimado ‘Joanne’.
Lançado em 21 de outubro de 2016, o principal tema do álbum discorre sobre amar as pessoas que estão a seu redor e que sempre lhe apoiaram, além de incursões sexuais movidas a glam-rock e odes a membros da família da cantora que ainda lhe deixam saudade. ‘Joanne’ estreou em primeiro lugar na Billboard 200 e conquistou inúmeros prêmios, levando uma estatueta do Grammy para casa pela faixa titular, e iniciando uma nova era vocal que seria emulada por nomes como Kesha, Kylie Minogue, Harry Styles e Noah Cyrus.
Para celebrar o aniversário do álbum, preparamos uma breve lista elencando as cinco melhores músicas do compilado.
Confira abaixo as nossas escolhas e conte para nós qual a sua favorita:
5. “DIAMOND HEART”
A maturidade psicológica e emocional do álbum emerge com “Diamond Heart”. Usando e abusando de suas habilidades vocais, que mantém-se em um nível esplendoroso e aplaudível principalmente por sua arquitetura rouca e ao mesmo tempo natural, Gaga diz que ela tem um coração tão impenetrável feito diamante, mas que brilha com um potencial a ser explorado.
4. “JOHN WAYNE”
Apesar de não ter entrado para a lista de singles oficiais de ‘Joanne’, “John Wayne” forneceu um claro vislumbre da excentricidade de Gaga pela qual nos apaixonamos ainda em ‘The Fame’. Com um colorido e frenético videoclipe dirigido por Jonas Akerlund, a canção se inclina tanto para o country quanto para o disco e o funk, além de reapresentar o icônico ator titular ao mundo.
3. “JOANNE”
A música-título de ‘Joanne’ causou uma comoção pela natureza biográfica e pela cândida homenagem que Gaga fez à sua falecida tia, Joanne Germanotta. Elogiada pela crítica e mostrando as aptidões vocais da performer ao country, a versão em piano levou para casa um Grammy em 2019.
2. “DANCIN’ IN CIRCLES”
O retro-country-funk “Dancin’ In Circles” tinha potencial de sobra para se tornar uma das músicas promocionais de ‘Joanne’, mas ficou à sombra de outras escolhas da produtora. De qualquer forma, a faixa caiu no gosto popular pela sensual rendição de Gaga e por uma lírica pungente e explícita – do jeito que os fãs adoram.
1. “A-YO”
O country-pop “A-Yo” é uma resposta sutil e cheia de metáforas para os haters que tentaram, em vão, atacar o que Gaga representa para o cenário artístico. Novamente, a música não foi bem aproveitada, apesar de ter sido performada inúmeras vezes ao vivo, mas colocou em voga vocais incríveis que, quando comparados a 2008, haviam envelhecido de modo excepcional.