James Wan, o mestre do terror que deu vida à icônica franquia ‘Jogos Mortais’, revelou em uma recente entrevista a People seus sentimentos sobre a série que o lançou à fama.
Quando questionado sobre a possibilidade de retornar à franquia, Wan foi cauteloso: “Eu nunca diria nunca, mas teria que ser algo extremamente especial para eu querer voltar. E agora, tenho tantos outros projetos em andamento que significam muito para mim. Então, prefiro focar neles e ver esses projetos saírem do papel antes de revisitar algo que já fiz”.
Wan também revelou que, caso tivesse continuado à frente da franquia, “teria seguido um caminho diferente” em certos aspectos. “Mas é por isso que nunca fui crítico sobre para onde a franquia foi”, afirmou.
O diretor elogiou os diretores subsequentes e a Lionsgate por continuarem a expandir o universo de ‘Jogos Mortais’ com sucesso.
“Todos fizeram um ótimo trabalho em conduzir essa franquia e seguir fazendo tantos filmes quanto fizeram. Então, parabéns a eles por saberem o que fazer e para onde sentiram que a história precisava ir”, disse Wan.
Apesar do sucesso da franquia, Wan admite ter algumas reservas em relação ao primeiro filme.
“Não há nada de perfeito nesse filme para mim. A produção de Jogos Mortais foi literalmente eu passando cada dia lutando por coisas que não conseguia. Então, embora o filme e a franquia sejam um conforto para muitas pessoas, como cineasta, como diretor, você não pode deixar de ver todas as coisas que não conseguiu”, explicou.
“Acho que é assim que somos como artistas: não vemos o copo meio cheio — vemos o copo meio vazio”, reforçou.
Wan também comentou sobre a recepção positiva do primeiro ‘Jogos Mortais’: “Mas, obviamente, as pessoas amaram. E agora, definitivamente, posso olhar para trás com uma perspectiva mais positiva do que eu sentia naquela época”.
Por fim, ele declarou: “Sou grato, acho, pelo tamanho do orçamento, porque isso me forçou a ser o mais criativo possível”.
Lembrando que ‘Jogos Mortais’ foi feito com um orçamento de apenas US$ 1,2 milhão e arrecadou mais de US$ 109 milhões nas bilheteiras.
Lembrando que o 11º filme da saga já está em desenvolvimento – e trará ninguém menos que Tobin Bell de volta como o icônico serial killer John Kramer/Jigsaw.
Em uma recente entrevista ao The Los Angeles Times, Bell revelou que a história do protagonista ainda não terminou e que ele irá regressar para o novo longa.
“Estou muito animado em continuar a desenvolvê-lo”, ele disse. “John Kramer ainda não acabou. Há mais a se aprender”.
Bell continua, dizendo que reconhece que pode começar a ser rotulado por interpretá-lo por tanto tempo, mas que aproveita a oportunidade para criar uma “rica experiência de atuação”:
“Se, sendo rotulado, eu puder criar uma rica experiência de atuação – e foi por isso que me tornei ator – faça isso, vá em frente. É responsabilidade de todo artista criar a partir de tudo o que lhe é dado; e é meu trabalho mudar a percepção que você tem de mim. Se você quiser me perceber de uma certa maneira, talvez me veja de forma diferente quando assistir ao próximo filme”.
Lembrando que a sequência tem estreia agendada para o dia 26 de setembro de 2025.
Kevin Greutert, diretor de ‘Jogos Mortais X‘, retorna ao comando do novo filme. Ele também dirigiu ‘Jogos Mortais 6‘ e ‘Jogos Mortais – O Final‘.
Infelizmente, o longa não vai contar com o retorno dos roteiristas do filme anterior, Josh Stolberg e Pete Goldfinger.