O ator John Boyega criticou recentemente a franquia ‘Star Wars’ por ser “tão branca” e também abordou as reclamações frequentes dos fãs sempre que um ator negro ganha destaque na saga.
De acordo com a Variety, durante uma entrevista para o novo documentário original da Apple TV+, ‘Number One on the Call Sheet: Black Leading Men in Hollywood’, Boyega expressou sua opinião sobre a situação.
“Deixa eu te falar, Star Wars sempre teve a vibe de estar no espaço mais branco e elitista. É uma franquia tão branca que a presença de uma pessoa negra nela já era algo”, afirmou Boyega no documentário. “Você sempre percebe que é algo quando alguns fãs de Star Wars tentam dizer: ‘Bem, nós tivemos Lando Calrissian e Samuel L. Jackson!’ É como me dizer quantas gotinhas de chocolate tem na massa de cookie. Eles simplesmente espalharam isso lá, mano!”
O ator também falou sobre as limitações de papéis para atores negros. “Eles estão ok com a gente fazendo o papel do melhor amigo, mas quando tocamos nos heróis deles, quando lideramos, quando abrimos caminho, é tipo: ‘Oh meu Deus, isso é um pouco demais! Eles estão se rendendo ao politicamente correto'”.
Boyega já havia expressado críticas à diversidade na trilogia da qual fez parte em uma entrevista à revista GQ em 2020.
Na ocasião, ele afirmou: “O que eu diria para a Disney é: não tragam um personagem negro, façam dele algo muito mais importante na franquia do que realmente é e depois deixem-no de lado. Não é legal. Vou falar direto”.
“Vocês sabiam o que fazer com Daisy Ridley, sabiam o que fazer com Adam Driver”, continuou Boyega. “Mas quando se tratou de Kelly Marie Tran, quando se tratou de John Boyega, vocês não sabiam de nada. Então, o que querem que eu diga? O que eles querem que você diga é: ‘Eu gostei de fazer parte disso. Foi uma experiência ótima…’ Não, não, não. Eu aceito esse acordo quando for uma ótima experiência. Eles deram toda a nuance para Adam Driver, toda a nuance para Daisy Ridley. Vamos ser honestos. A Daisy sabe disso. O Adam sabe disso. Todo mundo sabe. Eu não estou expondo nada”.
Posteriormente, Boyega revelou ao THR que um executivo da Disney o procurou após sua entrevista à GQ.

Ele afirmou que teve “uma conversa muito honesta e transparente” com o executivo da Disney e acrescentou: “Houve muita explicação da parte deles sobre a maneira como viam as coisas. Eles me deram também a chance de explicar como foi minha experiência. Eu espero que, ao ser tão aberto sobre minha carreira, neste estágio, eu possa ajudar o próximo cara, o cara que quer ser o assistente de diretor de fotografia, o cara que quer ser produtor. Espero que essa conversa não seja mais um tabu ou elefante na sala agora, porque alguém simplesmente foi lá e disse isso”.
Vale lembrar que a próxima produção de ‘Star Wars’ será a nova temporada de ‘Andor’.
A segunda temporada de ‘Andor’ estreia no dia 22 de abril no Disney+.

Além de Diego Luna, o elenco conta com Genevieve O’Reilly, Adria Arjona (‘Esquadrão 6’), Denise Gough (‘Guerrilla’), Stellan Skarsgård (‘Chernobyl’), e Kyle Soller (‘The Titan’). Ewan McGregor também pode reprisar seu papel como Obi-Wan Kenobi, enquanto Andy Serkis volta como Snoke.
O’Reilly reprisa seu papel como a membro-chefe da Aliança Rebelde, Mon Mothma, personagem que representou pela primeira vez em ‘Star Wars: A Vingança dos Sith’ (2005) e depois em ‘Rogue One‘ (2016).
Nicholas Britell é responsável pela trilha sonora. Ele é conhecido por inúmeros projetos de grande aclame no cinema e na televisão. Ele recebeu duas indicações ao Oscar por seu trabalho em ‘Moonlight: Sob a Luz do Luar’ e em ‘Se a Rua Beale Falasse’. Além disso, conquistou um Emmy Award por sua magnífica trilha para o ovacionado drama ‘Succession’, onde trabalhou na primeira e na segunda temporadas. Seus outros créditos incluem ‘A Grande Aposta’, ‘Vice’, ‘Cruella’ e ‘Não Olhe para Cima’.
Assista:
