O aclamado cineasta Martin Scorsese se viu envolvido em uma grande polêmica ao longo dessa semana, em virtude de um comentário feito durante uma entrevista em que promovia o seu novo filme, ‘O Irlandês‘.
Ao ser questionado pela revista Empire sobre sua opinião a respeito dos filmes da Marvel Studios, ele foi categórico em dizer:
“Eu não vejo esses filmes. Eu até tentei, sabia? Mas isso não é cinema de verdade. Sinceramente, são mais como parques de diversão do que cinema. Por mais bem feitos que sejam, mesmo que os atores façam o seu melhor, não é algo que transmite experiências emocionais e psicológicas a outro ser humano.”
Sua fala reverberou em Hollywood, com os diretores Joss Whedon (‘Vingadores‘) e James Gunn (‘Guardiões da Galáxia‘) se pronunciando publicamente a respeito de sua fala, por meio do Twitter.
Whedon ponderou o comentário de Scorsese, afirmando que o compreendia:
“Eu primeiro penso em James Gunn e o quanto seu coração e entusiasmo estão voltados em Guardiões da Galáxia. Eu reverencio o Marty e eu entendo o seu ponto de vista, mas…bem, existe um motivo para ‘eu estar sempre bravo'”.
James Gunn também compartilhou sua reação à fala do vencedor do Oscar, pontuando o quanto ama o diretor e o seu trabalho, salientando que suas palavras o magoaram:
Martin Scorsese is one of my 5 favorite living filmmakers. I was outraged when people picketed The Last Temptation of Christ without having seen the film. I’m saddened that he’s now judging my films in the same way. https://t.co/hzHp8x4Aj8
— James Gunn (@JamesGunn) 4 de outubro de 2019
“Martin Scorsese é um dos meus cinco cineastas vivos favoritos. Eu achei um absurdo quando as pessoas protestaram contra A Última Tentação de Cristo sem ter visto o filme. Eu fico triste pelo fato de ele agora estar julgando os meus filmes do mesmo jeito”.
That said, I will always love Scorsese, be grateful for his contribution to cinema, and can’t wait to see The Irishman.
— James Gunn (@JamesGunn) 4 de outubro de 2019
“Dito isso, eu sempre vou amar o Scorsese, ser grato por sua contribuição ao cinema e mal posso esperar para assistir O Irlandês”.
And I’m not saying religious zealotry is the same as not liking my movies, or in the same category. What I’m saying is I’m not fond of people judging things without actually seeing them, whether it’s a movie about Jesus or a genre.
— James Gunn (@JamesGunn) 4 de outubro de 2019
“E não estou dizendo que fanatismo religioso é a mesma coisa de não gostar do meus filmes ou que esteja na mesma categoria. O que quero dizer é que não gosto de pessoas julgando coisas sem tê-las visto, independente de ser um filme sobre Jesus ou um gênero”.
Lembrando que o novo filme de Scorsese, ‘O Irlandês‘, será lançada nos cinemas em 1 de novembro, e chega à Netflix no dia 27.
Assista ao trailer:
Conhecido como “O Irlandês”, Frank Sheeran (De Niro) é um veterano de guerra cheio de condecorações que concilia a vida de caminhoneiro com a de assassino de aluguel número um da máfia. Promovido a líder sindical, ele torna-se o principal suspeito quando o mais famoso ex-presidente da associação desaparece misteriosamente.
O elenco conta com Robert De Niro, Al Pacino, Joe Pesci, Ray Romano, Anna Paquin e Harvey Keitel.