InícioDestaqueJovens preferem YouTube e vídeos curtos à TV e streaming, aponta pesquisa!

Jovens preferem YouTube e vídeos curtos à TV e streaming, aponta pesquisa!


Uma pesquisa recente do Technology & Media Outlook 2026, realizada pela Activate Consulting, revelou que quase metade dos jovens atualmente prefere o YouTube e outras plataformas de vídeos curtos como principal forma de entretenimento, superando a TV tradicional e os serviços de streaming pagos.

De acordo com a Variety, o estudo aponta que 43% dos jovens estão optando por YouTube e TikTok como suas principais fontes de consumo de mídia e notícias.

A pesquisa também destaca o crescimento dos chamados “microdramas”, uma das tendências mais recentes nessas plataformas, compostas por episódios roteirizados de 1 a 2 minutos que contam uma história contínua.



Segundo o levantamento, 28 milhões de adultos nos Estados Unidos (sendo 52% com idades entre 18 e 34 anos) já assistem a esse novo formato de conteúdo.

Outros dados do relatório indicam que a receita global da internet e da mídia deve crescer US$ 388 bilhões até 2029, enquanto o tempo médio diário gasto com streaming de vídeo deve aumentar para 4 horas e 8 minutos.

Por outro lado, o tempo médio dedicado à TV tradicional deve cair drasticamente, chegando a apenas 1 hora e 17 minutos por dia.

A Activate projeta ainda que, como consequência, as receitas do streaming, provenientes de anúncios e assinaturas, devem crescer entre 18% e 19% ao ano, enquanto as receitas da TV tradicional devem recuar entre 4% e 6% anualmente.

O relatório também observa que as pessoas estão vivendo um dia de “32 horas e 17 minutos”, uma metáfora para o excesso de multitarefas no ambiente digital.

Em média, os consumidores passam mais de 13 horas por dia consumindo mídia, alternando entre plataformas como Instagram, X (antigo Twitter) e TikTok.

MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS