sexta-feira, abril 26, 2024

Judy Garland – 100 Anos | 5 grandes papéis de um dos maiores ícones da história

Não há uma pessoa aficionada por cinema ou música que nunca tenha ouvido falar o nome de Judy Garland.

A cantora e atriz é apenas um dos maiores ícones da história do show business e é relembrada até os dias de hoje como uma das performers mais aclamadas de todos os tempos. Afinal, Garland ganhou fama por eternizar diversos papéis memoráveis nas telonas, desde Dorothy Gale na atemporal adaptação de ‘O Mágico de Oz’, de 1939, até seu protagonismo no primeiro remake de ‘Nasce Uma Estrela’. Além de uma carreira espetacular na indústria fílmica, ela também fez sucesso estrondoso no cenário fonográfico, tornando-se a primeira mulher a levar para casa o Grammy de Álbum do Ano pela compilação ao vivo ‘Judy at the Car

negie Hall’.

No dia de hoje, 10 de junho, comemora-se o aniversário dessa incrível artista – e, em 2022, Garland completaria um século, mas faleceu em 1969, com apenas 47 anos.

Para celebrar seu legado, montamos uma breve lista elencando cinco de suas maiores atuações, que auxiliaram a alavancar sua fama.

Confira:

5. ESTHER SMITH

Filme: Agora Seremos Felizes

‘Agora Seremos Felizes’ talvez seja um dos títulos menos conhecidos atualmente de Garland – apesar de ter feito um sucesso gigantesco à época de seu lançamento, em 1944. Dividindo os holofotes com nomes como Margaret O’BrienMary AstorLucille Bremer, a história acompanha a história da família Smith em uma série de vinhetas sazonais que começam em 1903 e terminam em 1904.

Não deixe de assistir:

Na trama, Garland dá vida a Esther, uma das quatro filhas de Alonzo e Anna Smith. Esther está apaixonada pelo garoto que mora na casa ao lado, que, a princípio, não a nota. Entretanto, ela eventualmente cruza caminho com ele em uma festa, acendendo um relacionamento movido à música e ao poder dos laços familiares.

4. HANNAH BROWN

Filme: Desfile de Páscoa

Mais um sucesso crítico e comercial da carreira de Garland, ‘Desfile de Páscoa’ chegou aos cinemas estadunidenses em 1948 e reuniu a atriz e cantora com ninguém menos que outra lenda do show bizFred Astaire. Não é surpresa, pois, que o longa-metragem se tornou o musical mais bem-sucedido do ano e o segundo da década.

Na trama, a parceira de dança da estrela da Brodway Don Hewes (Astaire) vai trabalhar sozinha, e Don declara que ele pode fazer uma artista da primeira dançarina que ele ver. Esta acaba sendo a inexperiente Hannah (Garland), e Don tenta fazê-la em seu antiga parceira. Mas, quando percebe que está se apaixonando por Hannah, Don sabe que deve deixá-la crescer em seu próprio tipo de dançarina se ele quiser que ela alcance seu pleno potencial.

3. IRENE HOFFMANN-WALLNER

Filme: Julgamento em Nuremberg

Chegando aos cinemas em 1961, ‘Julgamento em Nuremberg’ se consagra até os dias de hoje como um dos dramas que melhor recontam os drásticos acontecimentos do período da II Guerra Mundial e das atrocidades cometidos pelos militares nazistas e por Adolf Hitler à época. E é claro que a produção arrancaria mais uma performance maravilhosa de Garland.

Configurando-se como uma das últimas performances da atriz, que morreria oito anos mais tarde, Garland participa por pouco menos de vinte minutos em uma tour-de-force espetacular ao encarnar Irene Hoffmann-Wallner, uma mulher alemã que foi encarcerada por um relacionamento “inapropriado” com um homem judeu mais velho, obrigada a vê-lo ser executado. A atuação lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, perdendo a estatueta para Rita Moreno (‘Amor, Sublime Amor’).

2. DOROTHY GALE

Filme: O Mágico de Oz

Se você nunca assistiu a ‘O Mágico de Oz’, não tem ideia da obra-prima que está perdendo. A adaptação, lançada em 1939 pelas mãos de Victor Fleming, trouxe Garland no papel de Dorothy Gale, uma jovem garota do Kansas que é pega por um ciclone e transportada à mágica terra de Oz. Para voltar para casa, ela deve cruzar um caminho recheado de obstáculos, derrotar a sinistra Bruxa Má do Oeste e encontrar um poderoso feiticeiro que lá habita.

Além do filme ter sido selecionado para preservação por sua importância cultural, estética e histórica, Garland foi extremamente aclamada pela crítica mundial, sendo homenageada com o Prêmio Juvenil do Oscar por uma magnífica rendição feita com apenas 16 anos de idade. Como se não bastasse, o longa explorou as habilidades musicais da artista e eternizou canções como “Somewhere Over the Rainbow”“We’re Off to See the Wizard” em seus vocais.

1. ESTHER BLODGETT/VICKI LESTER

Filme: Nasce Uma Estrela

Antes de Lady Gaga e antes mesmo de Barbra Streisand, Garland participou do primeiro remake de ‘Nasce Uma Estrela’, tomando as rédeas de Janet Gaynor, que viveu a protagonista feminina na primeira versão dos anos 1930. Na nova versão, lançada em 1954, Garland interpreta Esther Blodgett, uma aspirante à atriz que é descoberta por um famoso ídolo de matinê e, eventualmente, mergulha numa carreira meteórica que revela os dois lados da fama, desde a ascensão à decadência.

Considerado um dos melhores musicais de todos os tempos, a atuação de Garland encantou o público e lhe rendeu diversos prêmios, incluindo um Globo de Ouro, além de indicações ao Oscar e ao BAFTA de Melhor Atriz. Garland também eternizou a clássica canção “The Man That Got Away”, que foi nomeada ao Oscar de Melhor Canção Original.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS