‘Jumanji’ é um dos filmes mais conhecidos de todos os tempos e um dos mais adorados também. Apesar das críticas mistas à época de seu lançamento, o longa-metragem fez um grande sucesso de bilheteria e ganhou uma legião de seguidores nos anos consecutivos, pelos visuais caprichosos e pela incrível aventura estrelada por nomes como Robin Williams, Bonnie Hunt e uma jovem Kirsten Dunst.
Para aqueles que não conhecem a obra, a história é centrada em um grupo que se aventura no jogo chamado Jumanji. O problema é que nenhum deles poderia imaginar que, a cada rodada, criaturas perigosas e eventos catastróficos ganhariam vida, saindo do tabuleiro e, bom, querendo impedi-los de terminar. A revolucionária narrativa também pôde ser vista em ‘Zathura – Uma Aventura Espacial’ e nas sequências ‘Jumanji: Bem-Vindo À Selva’ e ‘Jumanji: Próxima Fase’.
Em celebração ao recente aniversário de 25 anos do filme, o CinePOP separou uma breve lista com dez curiosidades sobre os bastidores do longa-metragem.
Confira abaixo:
LINGUAGEM UNIVERSAL
‘Jumanji’ é baseado no romance homônimo de Chris Van Allsburg, que também assinou ‘Zathura’. Segundo Allsburg, a palavra titular provém do idioma sul-africano zulu para “muitos efeitos”, que faz alusão às “incríveis consequências do jogo”, como é mencionado no filme.
TRANSFORMAÇÃO COMPLETA
Bradley Pierce, que interpretou o jovem Peter Shepherd no longa, passava por três horas de aplicações prostéticas para suas cenas como um macaco – durante um período de 15 a 20 dias. Ele adorou esses momentos de mudança facial e de usar maquiagem.
UMA LENDA DO CINEMA
Robin Williams era amado pela população de Keene, em New Hampshire, cidade onde as filmagens de ‘Jumanji’ aconteceram – e até mesmo ganhou a chave da cidade pelo prefeito local em 1994. Após sua morte, em 2014, os residentes de Keene construíram um memorial com flores e velas sob a placa de Parrish Shoes, além de organizarem uma exibição pública do longa.
PREPARE AS MALAS
Williams normalmente fornecia respostas falsas às pessoas que lhe perguntavam o que o título significava: “eu dizia para eles que era uma ilha no Caribe. Agende sua viagem lá o mais cedo possível”.
REFERÊNCIAS
Para aqueles que não perceberam, Jonathan Hyde não interpretou apenas um, mas dois personagens no filme: o primeiro deles foi como o pai de Alan Perrish, Samuel; o segundo, foi o mortal antagonista Van Pelt, o caçador. A escolha veio como forma de aludir ao clássico elenco de ‘Peter Pan’, com George Darling e Capitão Gancho sendo interpretados pelo mesmo ator.
SALVE-SE QUEM PUDER
Para filmar a debandada de rinocerontes, a equipe de produção utilizou um equipamento de aríete hidráulico para lançar um rinoceronte de aço através da parede da biblioteca. O objeto, então, foi substituído por uma horda de animais em CGI durante a pós-produção.
PAPEL DISPUTADO
Williams não foi o primeiro ator a ser considerado para o papel protagonista de Alan Parrish. Aliás, um grande número de grandes nomes da indústria passaram pela lista da TriStar Pictures – incluindo Tom Hanks, Kevin Costner, Sean Connery, Harrison Ford, Mel Gibson, Michael Keaton e Arnold Schwarzenegger.
EVITANDO UMA DESGRAÇA
Quando Alan é arrastado para dentro do tabuleiro, ele grita para Sarah: “Jogue os dados!”. Se Sarah tivesse tirado um cinco ou um oito – e não tivesse saído correndo da casa quando foi atacada por morcegos -, Alan teria saído de Jumanji.
UM PAPEL ESCARLATE
Scarlett Johansson é conhecida principalmente por seu papel no Universo Cinemático Marvel como Natasha Romanoff/Viúva Negra. Entretanto, quando mais jovem, Johansson havia feito audições para participar de ‘Jumanji’ como Judy Shepherd – mas eventualmente perdeu o papel para Dunst.
UNIVERSO (QUASE) COMPARTILHADO
Apesar da narrativa do filme ser bem diferente do livro original, o final é bem similar, no qual o jogo de tabuleiro é encontrado por outras duas jovens crianças. No romance, as crianças se chamam Walter e Danny, protagonistas de ‘Zathura’. Entretanto, o longa-metragem lançado em 2005 é um filme solo, divorciado do universo cinematográfico de ‘Jumanji’.