Sextou, querido leitor! O que você irá fazer nesse fim de semana que termina o mês de janeiro em pleno verão brasileiro? A época de chuvas talvez tire um pouco da empolgação de muitos em sair. Mas a verdade é que dá para fazer de tudo. E em algum determinado momento, você estará em casa. Uma excelente opção é sempre um filme no seu streaming preferido, somado àquele lanche delicioso.
Aqui, te ajudamos com alguns filmes recém-lançados na plataforma que traz algumas das maiores produções de Hollywood: a Max (antes conhecida como HBO MAx). Também pudera, a empresa é parte do conglomerado que forma a Warner Bros., e possui em seu repertório imensas franquias do cinema, vide ‘Harry Potter‘, ‘Senhor dos Anéis‘ e todo o universo DC – de personagens como Batman e Superman. Fora isso tem em seu acervo fenômenos como ‘Barbie‘ e uma parceria de exclusividade com a Sony e suas produções. Abaixo selecionamos dez dos maiores lançamentos disponíveis na plataforma. Confira.
Jurado Nº 2
Um dos melhores filmes de 2024, lançado no finalzinho do ano, dá até dor no coração de saber que esse mais recente trabalho do diretor Clint Eastwood não passou por nossas salas de cinema. Aliás, passou por poucas salas pelo mundo. Em especial porque pode, como anunciado, ser seu último filme. Um roteiro à moda antiga, que remete os clássicos do gênero, temos um filme de tribunal eletrizante, repleto de ideias e pensamentos, daquele tipo que nos faz a pergunta: o que você faria? Um elenco de primeira, comandado por Nicholas Hoult, como um sujeito escolhido para ser jurado em um caso de assassinato, que descobre um possível envolvimento direto no ocorrido.
Os Fantasmas Ainda se Divertem
Em anos recentes, vimos muitos clássicos dos anos 80 voltando em novas roupagens para a geração atual. Assim ganhamos sequências de ‘Top Gun’, ‘Um Príncipe em Nova York’ e ‘Um Tira da Pesada’. Uma delas, há muito anunciada, demorou nada menos que 36 anos para estrear, mas finalmente chegou. Falo, é claro, de ‘Beetlejuice Beetlejuice’, continuação que traz Michael Keaton de volta ao seu papel mais divertido, como um espírito zombeteiro, e Winona Ryder, passando de filha rebelde para ser a mãe de uma jovem rebelde: adição de Jenna Ortega ao elenco. Nem o diretor Tim Burton poderia prever a sensação que este segundo filme se tornaria nos cinemas. Imperdível.
Venom – A Última Rodada
Por falar em filmes que se tornaram sucesso surpresa, o primeiro ‘Venom’ confiou muito na popularidade que o personagem dos quadrinhos possui com os fãs. Apesar das críticas negativas, o público se divertiu com a atuação do ótimo Tom Hardy e fez de ‘Venom’ um fenômeno de bilheteria. A continuação seguiu pelo mesmo caminho. E agora ganhamos o encerramento da trilogia, e a despedida de Hardy do papel que aprendemos a adorar.
Coringa – Delírio a Dois
Agora chegamos ao filme mais polêmico desta lista. Por falar em sucessos surpresa, é nesta categoria exatamente que se encaixa o primeiro ‘Coringa’, um filme violento e de censura alta, que recebeu elogios e deu o que falar com seu teor incendiário. Mesmo os que adoraram o filme não poderiam prever que ele se tornaria o primeiro para maiores a arrecadar mais de um bilhão de dólares mundiais. Ou seja, apesar de não precisar de uma continuação propriamente, o hype não poderia ser maior pela sequência – que adiciona Lady Gaga como uma versão mais realista de Arlequina. Apesar da polêmica, na Max você pode conferir e tirar suas próprias conclusões sobre o filme.
É Assim que Acaba
Seguimos na categoria dos filmes polêmicos. Este aqui, porém, traz mais controvérsia em seus bastidores. ‘É Assim que Acaba’, baseado em um livro sobre abuso doméstico, se tornou uma das sensações surpresa do ano passado. O longa estrelado por Blake Lively se mostrou um dos grandes acertos de 2024. Porém, mais de seis meses depois de sua estreia, começa a vir à tona uma guerra suja entre o diretor e protagonista Justin Baldoni e a estrela Blake Lively, com direito a acusações de todos os tipos entre os dois. Infelizmente, termina por manchar um pouco a obra. Por outro lado, desperta um interesse maior dos curiosos em cima da polêmica também.
Guerra Civil
O mundo, infelizmente, ainda se encontra muito polarizado em visões políticas e sociais de esquerda e direita – com se as coisas fossem simples assim. Seja como for, eleições como a de Donald Trump só colocam mais lenha nessa fogueira. E de certa forma, esperava-se que ‘Guerra Civil’ fosse o filme definitivo sobre essa época. O longa do ótimo Alex Garland não toma partido, apenas apresenta o trabalho de quatro jornalistas de campo em meio a um conflito que dividiu os EUA em facções. Esta é uma perturbadora visão distópica do futuro, por ser também uma das mais reais. Ah sim, temos o nosso Wagner Moura dando um reforço no elenco.
Horizon: Uma Saga Americana – Capítulo 1
O astro Kevin Costner ficou bastante conhecido por suas propostas ambiciosas em Hollywood. No começo dos anos 90, elas davam muito certo: vide o sucesso de longas bancados pelo ator, como ‘Dança com Lobos’ e ‘Robin Hood – O Príncipe dos Ladrões’. Na segunda metade dos anos 90, essas apostas megalomaníacas já não davam mais o resultado esperado, como em ‘Waterworld’ e ‘O Mensageiro’. Depois de décadas sem dirigir, Costner resolveu apostar tudo em um verdadeiro épico western dividido em muitas partes. O filme passou despercebido e esta é a chance que a maioria terá de conferi-lo. Aqui no Brasil, aliás, sequer passou pelos cinemas. Essa falta de impacto terminou adiando a segunda parte (já filmada) e travando o terceiro (que estava em fase de produção).
DIAbólica
Outro que chega de forma inédita à plataforma da Max aqui no Brasil é o thriller tecnológico ‘DIAbólica’, mais um longa que adverte sobre os perigos da inteligência artificial. Na trama, uma família recebe uma nova tecnologia experimental, de uma inteligência artificial que fica responsável pela administração de sua casa. É claro que as coisas darão muito errado. Quem comanda o elenco é Katherine Waterston, de ‘Alien: Covenant’. A produção é da Blumhouse, a mesma por trás do sucesso ‘M3GAN’, e a direção é de Chris Weitz, de ‘Um Grande Garoto’.
Duna – Parte 2
Agora temos um indicado ao Oscar para recomendar. É claro que você certamente já assistiu a este épico, se ele for o seu estilo de filme. Mas ‘Duna – Parte 2’ merece repetidas incursões para apreciarmos cada nuance de sua confecção. Não é por menos, atrás das câmeras temos um dos maiores cineastas da atualidade, o franco-canadense Denis Villeneuve. ‘Duna 2’ é para muitos um dos melhores filmes da última década. E estes mesmos fãs ficaram sem entender como Villeneuve foi esnobado na categoria de direção no Oscar, sendo que Jacques Audiard, do polêmico ‘Emília Pérez’, terminou ficando com sua vaga. Seja como for, ‘Duna 2’ está indicado para 5 Oscar, incluindo melhor filme.
Twisters
Finalizando a matéria de dicas temos mais uma aposta na nostalgia. Esse é um dos segmentos que mais estão em voga na Hollywood atual: a aposta em títulos clássicos. É uma aposta segura, já que o público mais velho reconhece a marca, e os mais novos podem igualmente ser conquistados por novas iterações. Aqui temos dois jovens atores do momento: Glen Powell e Daisy Edgar-Jones, que substituem Bill Paxton e Helen Hunt como um pretenso casal caçador de tornados.