Há exatos 19 anos, Quentin Tarantino lançava o aclamado thriller de vingança ‘Kill Bill – Volume 1’.
Estrelado por Uma Thurman em um dos papéis definidores de sua carreira, a trama acompanha a ex-assassina conhecida apenas como “A Noiva”, que acorda de um coma de quatro anos decidida a se vingar de Bill, seu ex-amante e chefe, que tentou matá-la no dia do casamento. Ela está motivada a acertar as contas com cada uma das pessoas envolvidas com a perda da filha, da festa de casamento e dos quatro anos da sua vida. Na jornada, “A Noiva” é submetida a dores físicas agoniantes ao enfrentar a inescrupulosa gangue de Bill, o Esquadrão Assassino de Víboras Mortais.
Recebendo críticas bastante positivas e arrecadando mais de US$180 milhões mundialmente, o filme permanece como um dos favoritos da carreira de Tarantino. Para celebrar seu aniversário, preparamos uma breve lista elencando algumas curiosidades de bastidores.
Confira:
- Tarantino originalmente pretendia escalar uma atriz japonesa para interpretar O-Ren Ishii, mas antes do início do elenco, ele viu o trabalho de Lucy Liu em ‘Bater ou Correr’ e imediatamente mudou O-Ren para uma personagem sino-nipo-americana, para que Liu pudesse interpretá-la.
- Quando Chiaki Kuriyama (Gogo) estava filmando a cena em que ela arremessa a bola e a corrente, ela acidentalmente acertou Tarantino na cabeça enquanto ele estava ao lado da câmera.
- A roupa amarela da Noiva foi inspirada na roupa usada por Bruce Lee em seu último filme, ‘Jogo da Morte’.
- A cena em que a Noiva divide uma bola de beisebol em duas com uma espada de samurai foi feita de verdade no set. A sequência foi performada por Zoë Bell, dublê de Thurman.
- Christopher Allen Nelson, que trabalhou nos efeitos especiais, revelou em uma entrevista que mais de quatrocentos e cinquenta galões de sangue falso foram usados nos dois filmes de ‘Kill Bill’.
- Apesar de aparecer no filme, o nome da Noiva é revelado em suas passagens de avião para Okinawa e Tóquio.
- Jack Nicholson, Kurt Russell, Mickey Rourke e Burt Reynolds foram considerados para o papel de Bill, mas todos recusaram participar do projeto.
- Tarantino revelou em uma entrevista que a música usada em ‘Kill Bill’ era toda de outros filmes. Ele usou músicas de sua coleção de trilhas sonoras.
- Levou seis anos para Tarantino escrever o roteiro inteiro antes de ele dividido em duas partes. O rascunho original tinha cerca de duzentas e vinte páginas.
- A infame longa cena levou seis horas para ser ensaiada e foi filmada em dezessete tomadas. Depois disso, o operador da Steadicam, Larry McConkey, teria desmaiado de exaustão segundo rumores.