O cineasta Kleber Mendonça Filho falou recentemente sobre o impacto disruptivo da “cultura do streaming” no hábito de ir ao cinema, destacando a necessidade de Hollywood reavaliar suas regras de lançamento.
Durante uma entrevista à Variety, Mendonça Filho enfatizou que a mudança de comportamento do público, acelerada pela pandemia, é o cerne da crise das salas de cinema.
“Estamos passando por uma crise em relação ao ato de ir ao cinema, mas acho que, com a cultura do streaming e também com a pandemia, as regras mudaram”, afirmou.
Ele continuou: “Sempre foi muito claro que, para ver um filme, você iria ao cinema (…). Bem, isso já não é tão claro. Acho que isso está afastando muitas pessoas da experiência de ir ao cinema”.
O diretor acrescentou ainda que “a indústria, particularmente em Hollywood, realmente precisa estabelecer um limite se quiser manter viva a ida ao cinema”.
Segundo ele, Hollywood deveria adotar como regra lançar filmes no streaming apenas após três ou quatro meses da estreia nos cinemas.
‘O Agente Secreto’ ultrapassa ‘Bacurau’ e se torna o maior sucesso de Kleber Mendonça Filho
Mendonça ressaltou que a cultura cinematográfica brasileira e a bilheteria nacional se mantêm fortes justamente por causa das janelas de exibição mais longas.
“Agora que ‘O Agente Secreto’ está em cartaz no Brasil, deixamos muito claro que o filme ficará exclusivamente nos cinemas por meses e só depois, em algum momento, chegará ao streaming. Se você passa essa mensagem, se deixa isso claro, o público vem, e é exatamente o que está acontecendo no Brasil”, destacou.
O cineasta também afirmou que não gostaria de fazer um filme sabendo que ele seria lançado apenas em streaming, embora não veja problema em disponibilizá-lo nessas plataformas após o período nos cinemas.
“As pessoas dizem ‘nunca diga nunca’, mas eu não me vejo fazendo um filme só para streaming. Não acho que eu conseguiria me concentrar no que preciso fazer sabendo que a primeira exibição seria numa plataforma”, explicou.
Mendonça brincou ao dizer que já ouviu relatos de pessoas que assistiram ao seu filme ‘O Som ao Redor’ (2012) em 17 partes ao longo de duas semanas.
“Tudo bem assistir em 17 partes, mas eu sei que o melhor lugar para aquele filme viver foi no cinema”, concluiu.
‘O Agente Secreto’ está em cartaz nos cinemas nacionais.
Assista à entrevista completa e siga o CinePOP no YouTube:
Além de Wagner Moura, o elenco conta com grandes nomes como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Alice Carvalho, Roberto Diogenes e Hermila Guedes.
O longa, que estreou com grande destaque em festivais internacionais, já acumula importantes prêmios, incluindo o FIPRESCI (Prêmio da Crítica Internacional) de Melhor Filme, o Prix des Cinémas Art et Essai – AFCAE (Prêmio de Cinema de Arte), além de troféus de Melhor Direção para Kleber Mendonça Filho e Melhor Ator para Wagner Moura.
Na estreia mundial, o filme foi aplaudido de pé por 13 minutos, consolidando-se como um dos grandes destaques da temporada.

