A atriz Kristen Stewart gerou repercussão recentemente ao falar sobre seu novo projeto, ‘A Cronologia da Água’. Durante a divulgação, ela destacou a mudança drástica no tratamento que recebe da indústria desde que estreou como diretora, afirmando que atrizes são frequentemente subestimadas e tratadas como figuras “invisíveis” no processo criativo.
Conforme relatado pela Variety, Stewart foi enfática ao dizer que só passou a ser levada a sério quando mudou de função atrás das câmeras:
“Atrizes são tratadas como lixo, preciso dizer isso. As pessoas acham que qualquer um pode ser atriz, mas a primeira vez que me sentei para falar sobre o meu filme como diretora, pensei: ‘uau, esta é uma experiência completamente diferente’. Eles estão falando comigo como se eu fosse alguém com cérebro”, declarou.
Stewart acrescentou que existe uma percepção equivocada sobre a figura do diretor: “Há essa ideia de que diretores possuem habilidades quase sobrenaturais, o que não é verdade. É uma noção perpetuada por homens. Não quero parecer que estou reclamando o tempo todo, mas é pior para atrizes do que para atores, elas são tratadas como marionetes, mas não são. Imogen [Poots] colocou corpo e alma neste filme”.
Kristen Stewart diz ser “impossível” fazer um filme como ‘A Cronologia da Água’ nos EUA
Esta não é a primeira vez que Stewart expõe as engrenagens de Hollywood. Em entrevista ao The New York Times, ela comparou como homens são exaltados por sua “individualidade”, enquanto mulheres são pressionadas a esconder sua vulnerabilidade:
“Existe um comportamento comum antes mesmo da atuação começar no set: se os atores conseguem se afastar da vulnerabilidade e agir como um gorila batendo no peito antes de chorar diante das câmeras, isso fica um pouco menos constrangedor. Além disso, faz parecer um truque de mágica, como se fosse algo tão impossível de fazer que ninguém mais conseguiria”, concluiu.

Kristen Stewart detona Hollywood após “breve momento de progresso” pós-MeToo: “É devastador”
‘A Cronologia da Água’ é uma adaptação do livro de memórias homônimo da escritora Lidia Yuknavitch. A obra acompanha a jornada de uma nadadora olímpica que luta para superar uma infância devastada por abuso sexual, violência e alcoolismo familiar.
Além de Stewart, o elenco do longa conta com nomes como:
Thora Birch, Jim Belushi, Tom Sturridge, Charllie Carrick, Jeremey Ang Jones e Kim Gordon.
Confira e siga o CinePOP no Youtube:


