InícioDestaqueKristen Stewart critica Hollywood e diz que cinema vive "um inferno capitalista"

Kristen Stewart critica Hollywood e diz que cinema vive “um inferno capitalista”


A estrela Kristen Stewart, mundialmente conhecida por seu papel em ‘Crepúsculo’, fez um desabafo sobre o estado atual da indústria cinematográfica, lamentando a dificuldade na produção de filmes mais nichados e independentes.

Conforme o Deadline, Stewart argumentou que a indústria está à beira de uma ruptura total.

“Estamos em um ponto de virada, porque acho que estamos prontos para uma ruptura total do sistema”, disse ela. “E digo isso de forma geral, mas também especificamente sobre o mundo em que vivo, que é quase exclusivamente a indústria do entretenimento”.



Stewart, que está estreando na direção de longas-metragens com A Cronologia da Água, criticou o modelo de Hollywood que prioriza produções de grande orçamento e grandes franquias, em detrimento de filmes que trazem perspectivas diversas.

Ela defendeu uma mudança radical na estrutura de produção, sugerindo que os artistas precisam de um “atalho” para contar suas histórias:

“Eu não sei, acho que precisamos meio que começar a ‘roubar’ nossos filmes”, explicou a atriz. “Sou muito grata a todos os sindicatos; confiem em mim, não sobreviveríamos sem eles. Mas alguns dos termos, algumas das regras e algumas das estruturas que criamos se tornaram barreiras inacreditáveis para que artistas possam se expressar”.

Stewart foi ainda mais incisiva ao descrever o sistema atual como um motor de exclusão: “Tornar tão impossível para as pessoas contarem histórias, e transformar isso em uma posição tão exclusiva e rarificada, é um inferno capitalista, que odeia mulheres, odeia vozes marginalizadas, é racista, e acho que precisamos descobrir um jeito de tornar mais fácil nos comunicarmos cinematograficamente”.

A atriz ecoou um sentimento compartilhado por outros grandes cineastas como Steven Soderbergh, Michael Bay e James Cameron, ao lamentar que “está difícil demais fazer filmes hoje que não sejam blockbusters, essas equações comprovadas”.

Ao final de sua fala, Stewart expressou o desejo de criar um novo modelo de produção para projetos menores:

“O próximo filme que quero fazer: quero fazê-lo sem dinheiro, não quero ganhar um dólar, quero que seja um sucesso absoluto, sabe? É tão difícil fazer filmes, e não precisa ser assim. Então, sim, estou tentando pensar em algum tipo de situação meio marxista, comunista… O sistema excluiu as pessoas e tornou tudo difícil demais, para ser sincera”, concluiu.

A preocupação de Stewart com a exclusão é corroborada por dados recentes. Embora a indústria tenha feito avanços na diversidade ao longo dos anos, um Relatório de Diversidade de Hollywood da UCLA deste ano mostrou que as oportunidades para pessoas negras, indígenas, outras pessoas de cor e mulheres sofreram quedas e retrocessos após os índices recordes de 2023.

Lembrando que ‘A Cronologia da Água’ marca a estreia de Kristen Stewart na direção de longas-metragens.

Confira e siga o CinePOP no Youtube:

Kristen Stewart detona Hollywood após “breve momento de progresso” pós-MeToo: “É devastador”

A Cronologia da Águaé uma adaptação do livro de memórias homônimo da escritora Lidia Yuknavitch. A obra acompanha a jornada de uma nadadora olímpica que luta para superar uma infância devastada por abuso sexual, violência e alcoolismo familiar.

Além de Stewart, o elenco do longa conta com nomes como:

Thora Birch, Jim BelushiTom SturridgeCharllie CarrickJeremey Ang JonesKim Gordon.

MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS