Lançada em 2022, durante os eventos do Disney+ Day daquele ano, a série Carros na Estrada é a primeira série animada Pixar lançada no streaming. Na época, ela chegou na comemoração do aniversário de cinco anos de Carros 3 (2017), mas não obteve tanta atenção. Agora, com Produção de Sonhos, minissérie derivada de Divertida Mente, programada para estrear no Disney+ nesta quarta-feira (11), vamos relembrar essa produção do universo de Carros, que segue disponível no catálogo, para entrar no clima da nova série.
A série se passa após os eventos de Carros 3 e gira ao redor da amizade de Relâmpago McQueen e Mate, mais ou menos como eles tentaram fazer em Carros 2 (2011), mas sem aquela trama sem noção de espionagem para atrapalhar. Aqui, Mate recebe um convite para o casamento de sua irmã e anuncia que deixará a cidade por alguns dias para comparecer ao evento. Surpreso com a notícia, McQueen sugere ir junto com ele em uma viagem confortável no caminhão Mac. Porém, o reboque caipira recusa a carona e diz que se for, terá de ser dirigindo para que ambos possam curtir a estrada. E assim tem início essa viagem para atravessar o país, submetendo a dupla às maiores aleatoriedades possíveis.
Pela descrição, os fãs mais antigos da saga devem ter lembrado dos curtas Cars Toon, que eram histórias ao melhor estilo Forrest Gump, mas narradas e protagonizadas pelo Mate. Por mais bobinhos que fossem, esses curtas mantiveram a franquia viva entre 2008 e 2024, rendendo também uma série de colecionáveis. Mas o grande destaque era a manutenção da qualidade dos cinemas para a TV. Inclusive, para quem tiver curiosidade, os curtas também estão disponíveis no Disney+.
De fato, a proposta é parecida com os curtas antigos. A diferença é que os episódios da série dialogam entre si, apresentando personagens que vão aparecer em outros episódios e divertir o público novamente. E, assim como os Cars Toons, a qualidade da animação é praticamente a mesma do cinema. A diferença maior é na pintura do Relâmpago, que passa por uma roupagem mais clean antes da viagem. Na série, eles brincam que é para remover os patrocinadores, mas a gente sabe que a pintura foi escolhida para simplificar o trabalho dos animadores. E está tudo bem, funciona.
Ao longo dos nove episódios, com cerca de 15 minutos, cada, Relâmpago e Mate se metem em enrascadas divertidas pelo país, com direito a um episódio todinho inspirado em O Iluminado (1980) e outro na franquia Mad Max. Tem também um episódio musical sobre o Mate refletindo se é ou não um caminhão.
Conforme vão passando os episódios, alguns aspectos dos protagonistas vão sendo desenvolvidos, assim como o curioso passado do Mate, que é revelado. Vale destacar que o elenco original do filme retorna na versão dos EUA, assim como a maioria dos dubladores brasileiros reprisam seus papéis, então não há chance de causar estranhamento na molecada.
Quase três anos depois, se você ainda não assistiu Carros na Estrada, a hora é agora. É o famoso entretenimento divertido e descompromissado que tanto faz falta por aí.