A espera acabou!
A aguardada animação ‘Lightyear’, spin-off da franquia ‘Toy Story’, finalmente chegou aos cinemas nacionais.
Dirigido e co-escrito por Angus MacLane, o filme acompanha o icônico patrulheiro espacial Buzz Lightyear (interpretado, dessa vez, por Chris Evans) em uma missão para levar seus companheiros e tripulantes de volta para casa. Presos em um planeta desconhecido e hostil, Buzz deve encontrar uma forma de consertar os erros e garantir que ninguém seja deixado para trás.
Além de Evans, a produção também conta com Keke Palmer, Peter Sohn, James Brolin, Taika Waititi, Dale Soules, Uzo Aduba e outros no elenco de dublagem. E, para celebrar sua chegada ao circuito nacional, preparamos uma breve lista trazendo dez curiosidades de bastidores para você conferir.
Veja abaixo:
- O filme não é sobre a figura de ação da franquia ‘Toy Story’, mas sim o filme que existe dentro do universo animado e que deu origem ao brinquedo.
- Para o lançamento em IMAX da produção, esta é a primeira animação da história a ter sua razão de aspecto aberta de 2.39:1 para 1:43:1 para sequências selecionadas.
- No filme, há uma cena ambientada em uma floresta densa e coberta por névoa. A sequência em questão faz alusão à saga intergaláctica ‘Star Wars’.
- Este é o primeiro spin-off e a segunda pré-sequência dos estúdios Pixar, depois de ‘Universidade Monstros’, de 2013.
- ‘Lightyear’ marca a estreia de Josh Brolin no circuito animado. Aqui, Brolin dubla o Imperador Zurg.
- Em virtude de trazer um beijo lésbico, o filme foi banido de diversos países que ainda adotam políticas anti-LGBT, sendo a maioria deles muçulmanos. Dentre as nações que se recusaram a exibir a animação, podemos citar o Egito, a Indonésia, o Líbano, o Qatar, a Arábia Saudita e a Turquia.
- O personagem titular é auxiliado por uma inteligência artificial durante o filme, intitulada IVAN. O nome do recurso, ao contrário, é NAVI, acrônimo para “sistema de navegação” (ou navegation system, no original em inglês).
- Durante as gravações de missão, Buzz diz a mesma frase recorrente dos filmes ‘Toy Story’: “Buzz Lightyear para o Controle Espacial. Parece não haver sinal de vida inteligente”. Cada vez que o personagem diz a frase, ele é interrompido de alguma maneira.
- Angus MacLane faz sua estreia oficial nos longas-metragens com ‘Lightyear’. Entretanto, ele já havia trabalhado na Pixar como animador e parte do time criativo de obras como ‘Toy Story 3’, ‘WALL-E’ e ‘Ratatouille’.