A animação ‘Lightyear‘ foi banida em 14 países do Oriente Médio e da Ásia, e não deve estrear na China, o maior mercado de filmes do mundo.
A produtora Galyn Susman disse à Reuters que as autoridades na China pediram cortes para o filme, que a Disney se recusou a fazer, e ela assumiu que o filme também não seré lançado lá.
“Não vamos cortar nada, especialmente algo tão importante quanto o relacionamento amoroso e inspirador que mostra a Buzz o que está perdendo pelas escolhas que está fazendo, então isso não será cortado”, disse Galyn Susman à Reuters no tapete vermelho do filme.
O filme mostra um casal do mesmo sexo que compartilha um breve beijo, o que levou os Emirados Árabes Unidos a proibir o filme.
Os Emirados Árabes Unidos disseram que o relacionamento do casal violou os padrões de conteúdo de mídia do país. A homossexualidade é considerada criminosa em muitos países do Oriente Médio.
Representantes de outros países, incluindo Arábia Saudita, Egito, Indonésia, Malásia e Líbano, não responderam imediatamente aos pedidos de comentários sobre por que não permitiram a exibição do filme.
O mesmo aconteceu com ‘Doutor Estranho 2‘ no Egito e nos Emirados Árabes Unidos
‘Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore‘ também sofreu censura na China, e teve cenas cortadas referentes ao relacionamento entre o professor de Hogwarts e o vilão Grindewald.
Lembrando que ‘Lightyear‘ estreia amanhã, dia 16 de junho, nos cinemas nacionais.
Assista ao novo trailer e siga o CinePOP no YouTube:
‘Lightyear‘ é uma aventura que apresenta a história definitiva da origem do herói que inspirou o brinquedo, o Buzz Lightyear, apresentando o lendário Patrulheiro Espacial que conquistou fãs de todas as gerações.
Além de Chris Evans no papel titular, a produção também conta com Keke Palmer, Dale Soules, Taika Waititi, Uzo Aduba, James Brolin, Mary McDonald-Lewis, Efren Ramirez e Isiah Whitlock Jr.. Detalhes sobre seus personagens não foram revelados.