Foi relatado que uma rede de cinema peruana, a Cineplanet, retirou um aviso de “ideologia de gênero” que estava sendo mostrado durante as exibições de ‘Lightyear‘, nova animação da Disney e Pixar.
A empresa estava exibindo o comunicado desde a estreia do filme por conta de um beijo lésbico entre duas personagens do longa infantil. Contudo, após críticas nas redes sociais e protestos de entidades, a empresa descartou o alerta.
“A história de Buzz Lightyear, o herói que inspirou o brinquedo, e que nos apresenta o lendário Space Ranger que conquistou gerações de fãs, contém cenas com ideologia de gênero”, relatou a Cineplanet.
Vale destacar que a cena em questão, mostra Alisha Hawthorne, uma Patrulheira Espacial que é aliada e amiga de Buzz Lightyear, em um momento com sua parceira, enquanto as duas formam uma família.
Lembrando que não é a primeira vez que esta cena gerou controvérsias dentro da Disney e Pixar. No começo de 2022, vazou a informação de que a Disney havia solicitado o corte da cena na versão que seria lançada nos cinemas. Com isso, a companhia enfrentou protestos vindos de fãs e de dentro da própria Pixar, e a cena foi adicionada novamente.
Confira o trailer da animação e siga o CinePOP no YouTube:
‘Lightyear‘ é uma aventura que apresenta a história definitiva da origem do herói que inspirou o brinquedo, o Buzz Lightyear, apresentando o lendário Patrulheiro Espacial que conquistou fãs de todas as gerações.
Além de Chris Evans no papel titular, a produção também conta com Keke Palmer, Dale Soules, Taika Waititi, Uzo Aduba, James Brolin, Mary McDonald-Lewis, Efren Ramirez e Isiah Whitlock Jr.. Detalhes sobre seus personagens não foram revelados.