O segundo episódio da 2ª temporada de ‘Loki’ já está em exibição e chamou a atenção do público por zombar de Martin Scorsese (‘Taxi Driver’) e sua ferrenha batalha contra a Marvel.
Como os fãs já sabem, Scorsese continua se empenhando em criticar o estúdio, dizendo que seus filmes não são cinema.
E o novo episódio da série faz uma referência a isso quando Loki (Tom Hiddleston) e Mobius (Owen Wilson) tentam capturar um antigfo membro da AVT chamado X-5 (Rafael Casal), que foi visto pela última vez na busca por Sylvie (Sophia Di Martino).
Acontece que X-5 já operava como humano na Terra há algum tempo – mais especificamente como Brad Wolfe, um ator que estrela os filmes da franquia Zaniac.
Ao longo do episódio, X-5/Wolfe parece estar em busca de feedback sobre seus filmes e, a certa altura, refere-se ao seu trabalho como ‘cinema’.
Embora este momento seja breve, provavelmente chamou a atenção dos fãs que já estão familiarizados com os comentários de Scorsese sobre o MCU.
No mais recente capítulo da polêmica,. Scorsese conversou com a GQ e reforçou o pensamento e ainda mencionou cineastas como Christopher Nolan para ‘lutarem’ contra a cultura dos filmes heróis.
O curioso é que Nolan comandou a trilogia d’O Cavaleiro das Trevas‘, baseada nos quadrinhos do Batman, da DC.
Por outro lado, a visão de Nolan sobre a franquia se destacou justamente por se afastar do estilo dos blockbusters de heróis e se concentrar num ponto de vista mais sombrio e realista.
“O perigo é o que isso está causando na nossa cultura. Porque agora haverá gerações que pensarão que os filmes são apenas isso”, disse ele. “Eles [o público] já pensam isso. O que significa que temos que lutar com mais força. E tem que vir da base. Os golpes têm que vir dos próprios cineastas. Sei que podemos contar os irmãos Safdie, com Chris Nolan… Entende o que quero dizer? Temos que acertá-los de todos os lados.”
Ele continuou:
“Acerte-os por todos os lados e não desistam. Vamos ver o que vocês tem para mostrar. Vá lá e faça. A verdade é que temos que salvar o cinema. Eu acho que o conteúdo fabricado não é realmente cinema. É quase como se a Inteligência Artificial estivesse fazendo um filme. E isso não significa que você não tenha diretores incríveis e pessoas de efeitos especiais fazendo belas obras de arte. Mas o que isso significa? O que esses filmes fazem, o que isso vai te dar? Fora uma espécie de conclusão de alguma coisa e depois eliminar da sua mente, do seu corpo todo, sabe? Então, o que esses filmes têm a acrescentar?”
E aí, você concorda ou discorda da opinião do aclamado diretor?
No site agregador de críticas Rotten Tomatoes, a temporada abriu com uma aprovação de 82% e uma nota média de 7.2/10.
Confira algumas avaliações:
“Há tanto para gostar aqui que você quase esquece que é uma série da Marvel.” – RogerEbert.com
“Por mais monótono que o resto da temporada possa ser, o grande problema é Jonathan Majors, que retorna como mais uma variante de Kang.” – Rolling Stone
“Às vezes você sente que precisa de um diploma de física teórica para entender tudo. O trabalho de caráter forte compensa parte disso, assim como um senso de humor consciente.” – USA Today
“É o melhor série do Disney+ da Marvel Studios desde… ‘Loki’.” – Washington Post
“É tudo um pouco cansativo.” – London Evening Standard
“Personagens com questões convincentes, alto drama existencial, comédia peculiar e ação arrebatadora são combinados melhor do que em qualquer outro programa do Disney+ até hoje.” – TheWrap
A 2ª temporada de ‘Loki’ começa logo após o chocante final da temporada anterior, quando Loki se encontra em uma batalha pela alma da Agência de Variância Temporal. Junto com Mobius, B-15 e uma equipe de novos e antigos personagens, ele navega em um Multiverso cada vez mais perigoso e em constante expansão em busca de Sylvie, da juíza Renslayer, da Senhorita Minutos e da verdade sobre o que significa possuir livre arbítrio e propósito glorioso.
Além do protagonista Tom Hiddleston, os novos episódios vão contar com o retorno de Owen Wilson como Mobius M. Mobius, o excêntrico funcionário da Agência de Variância Temporal que embarca na anarquia de Loki contra as forças que controlam o tempo.
Lembrando que os novos episódios também vão contar com Gugu Mbatha-Raw, Ke Huy Quan e Wunmi Mosaku.
No lugar do roteirista-chefe, Michael Waldron, quem assume a função na 2ª temporada é Eric Martin.
Para quem não sabe, Martin já havia escrito dois importantes episódios da 1ª temporada: ‘For All Time. Always’ e ‘The Nexus Event‘, além de ser o co-produtor da atração.