23 de setembro de 2025 vai ser um dia que vai ficar marcado nas memórias de muita gente! Mais de 1000 pessoas tiveram a sorte de estar no belíssimo Cine Theatro Brasil, em Belo Horizonte, para uma noite que celebrou a carreira do ator Carlos Francisco e, em seguida, exibiu o filme do momento: O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho. Com a emoção ditando o tom – entre performances artísticas, homenagens e um certeiro filme de abertura – o CineBH começou com o pé direito!

Antes das 20:00 hrs, uma enorme fila já tomava as ruas em torno do cinema que exibiria, pela primeira vez em Minas Gerais (e uma das primeiras no Brasil), o filme escolhido para representar o país no Oscar 2026. A espera valeu a pena! As mais de duas horas de filme foram contagiantes, com uma interação do público em muitos momentos. Confira duas críticas do filme que já temos no Cinepop: Crítica 1 e Crítica 2

Além desse badalado longa-metragem, outro ponto marcante da noite foi a homenagem a Carlos Francisco – ator bastante conhecido por seus trabalhos no cinema e no teatro – que está no elenco de alguns filmes que serão exibidos nesta edição do CineBH: Enterre seus Mortos, de Marco Dutra, Morte e Vida Madalena, de Guto Parente, e o próprio O Agente Secreto, no qual interpreta um projecionista do famoso cinema São Luiz, em Recife.

Entre exibições de longas e curtas inéditos, debates sobre algumas obras, encontros importantes e atividades formativas, o CineBH coloca, há quase duas décadas, a capital mineira no epicentro do burburinho cinéfilo nacional. Nesta edição, o festival apresenta mais de 100 filmes, divididos em algumas interessantes mostras que dialogam com a temática “Horizontes Latinos: Nós somos o nosso futuro?”.

De 23 a 29 de setembro, os olhos do Brasil estarão voltados para Belo Horizonte, e nós do Cinepop estaremos de perto conferindo tudo o que acontece, com uma cobertura caprichada pelas redes sociais e aqui no site, desse festival marcante no calendário audiovisual brasileiro.
