Em entrevista ao The Hindu, o aclamado diretor Luca Guadagnino (‘Me Chame Pelo Seu Nome’) confirmou que não irá mais comandar o remake do clássico ‘Scarface‘.
“Não estou mais trabalhando em ‘Scarface’,” declarou o cineasta.
Originalmente anunciado em 2020, o diretor já havia comentado sobre sua expectativa para o projeto. Além de aclamar as versões anteriores, Guadagnino queria trazer uma perspectiva atual para a narrativa: “A verdade é que estou interessado no personagem de Tony Montana. Ele é um sintoma do sonhos estadunidense. E creio que esses filmes foram feitos para suas respectivas épocas. Meu ‘Scarface’ chegará 40 anos mais tarde depois do original. Acho que o importante sobre esses filmes não é o fato de que eles sejam exuberantes e fundamentais, como o de De Palma. O importante é saber que Tony Montana é um personagem arquetípico. As coisas importantes são: deve ser bem feito, o roteiro deve ser ótimo – e é; e nosso Tony Montana deve ser atual. Não quero imitar nada; e o filme deve ser chocante”.
O diretor também ponderou o motivo de fazer tantos remakes, rebatendo inúmeras alegações de que seus projetos sempre seriam novas versões de clássicos históricos:
“As pessoas alegam que eu só faço remakes, mas a verdade é que o cinema tem se refeito ao longo de toda a sua existência. Não se trata de ser uma forma preguiçosa de não achar ideias originais. Sempre se tratou de olhar para o que certas histórias dizem sobre os nossos tempos”.
Guadagnino é considerado um dos melhores cineastas da atualidade, tendo ficado responsável por obras como ‘Um Mergulho no Passado’ e ‘Um Sonho de Amor’. Ele também comandou o controverso remake de ‘Suspiria’ e a série ‘We Are Who We Are’, que estreia em breve na HBO. Seu próximo projeto é o remake de ‘O Senhor das Moscas’ e a sequência do vencedor do Oscar ‘Me Chame Pelo Seu Nome’.
Para quem não sabe, a Universal Pictures tenta lançar o reboot há vários anos, mas diversos roteiristas e diretores abandonaram a produção.
Em 2011, David Ayer (‘Esquadrão Suicida‘) foi contratado para escrever o roteiro, que seria dirigido por David Yates (‘Animais Fantásticos’).
Após a saída de Yates, o próprio Ayer foi considerado para assumir a direção, mas também abandonou o posto por conta dos atrasos no desenvolvimento do projeto.
Anos mais tarde, os irmãos Ethan e Joel Cohen foram contratados como roteiristas, mas também se desligaram do reboot.
O projeto fará uma atualização do personagem para os dias de hoje. A história será centrada em um imigrante mexicano, que “através de uma campanha ambiciosa e implacável, corre atrás do ‘sonho americano’ – seja isto o que for nesta década.”.
O personagem deve se envolver com o cartel de drogas em Los Angeles.
O primeiro filme protagonizado pelo gângster com a cicatriz no rosto foi ‘Scarface – A Vergonha de uma Nação‘, dirigido por Hawkes e Richard Rosson em 1932. A inspiração para o roteiro foi o mafioso real Al Capone, que tinha o apelido de “Scarface”.
Palma usou o longa como inspiração para seu ‘Scarface‘, que teve Al Pacino no papel do protagonista. Escrito por Oliver Stone, o remake de 1983 é mais conhecido que o original e notório por sua violência. Nessa versão, o italiano Tony Camonte se tornou Tony Montana, um refugiado cubano.