InícioDestaqueLuis Fernando Verissimo, aclamado autor brasileiro, morre aos 88 anos

Luis Fernando Verissimo, aclamado autor brasileiro, morre aos 88 anos


O aclamado escritor brasileiro Luis Fernando Verissimo faleceu na madrugada deste sábado (30 de agosto), aos 88 anos, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Conforme o G1, o autor estava internado na UTI do Hospital Moinhos de Vento desde o dia 11 de agosto, e a causa da morte foram complicações decorrentes de uma pneumonia.

O escritor sofria de mal de Parkinson e problemas cardíacos. Em 2016, ele implantou um marcapasso. Em 2021, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e, segundo a família, enfrentava dificuldades motoras e de comunicação.



Luis Fernando Verissimo deixa a mulher, Lúcia Helena Massa, três filhos e dois netos.

Nascido em Porto Alegre em 26 de setembro de 1936, Verissimo começou sua carreira no jornal Zero Hora, de Porto Alegre, onde trabalhou como revisor em 1966. No Rio de Janeiro, atuou como tradutor.

Em 1973, lançou seu primeiro livro, “O Popular”. Ao todo, publicou mais de 70 livros e vendeu 5,6 milhões de cópias, entre crônicas, romances, contos e quadrinhos.

O escritor também escrevia colunas para os jornais “O Estado de S.Paulo”, “O Globo” e “Zero Hora”.

Entre seus grandes sucessos de vendas estão “Comédias para se ler na escola” e “As mentiras que os homens contam”, de 2000.

MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS