InícioArquivo de FilmesLumière! A Aventura Continua

Lumière! A Aventura Continua


(Lumière, l’aventure continue)

 

Elenco:



Thierry Frémaux

 

Direção: Thierry Frémaux

Gênero: Documentário

Duração: 103 min.

Distribuidora: Imovision

Orçamento: US$ 2 milhões

Estreia: 27 de Novembro de 2025

Sinopse: 

Em LUMIÈRE! A AVENTURA CONTINUA, Thierry Frémaux, diretor do Festival de Cannes, revela outros 100 filmes dos irmãos Lumière, todos impecavelmente restaurados, e busca explorar mais profundamente a história da invenção do cinema.

Curiosidades: 

» A produção é um filme sobre a história do cinema, que reúne 114 obras restauradas em 4K dos irmãos que são considerados os fundadores do cinema, Louis e Auguste Lumière;

» Em 1895, Louis e Auguste Lumière inventaram a cinematografia e capturaram os primeiros filmes na história das imagens em movimento. Com a descoberta da mise-en-scène, tracking shots, e inclusive, efeitos especiais, eles inventaram a arte do cinema em si;

» Ele é, na verdade, uma continuação de outro documentário chamado Lumière! A Aventura Começa (2016), que também compilava filmes antigos dos pioneiros do cinema, os Louis Lumière e Auguste Lumière.

»Em A Aventura Continua, Frémaux reuniu cerca de 108 (ou 114, segundo algumas fontes) filmes antigos dos irmãos Lumière, todos restaurados em 4K — muitos inéditos para o grande público.

» Os filmes dos Lumière marcam os primórdios do cinema: são registros entre 1895 e o início dos anos 1900, mostrando cotidiano — paisagens urbanas, trens chegando, pessoas trabalhando, cenas familiares — com uma autenticidade que corresponde à “origem” do cinema.

» Segundo Frémaux, com esse projeto — e em especial com este documentário —, há um “dever de restituição”: resgatar essas “joias” pouco vistas, devolver ao público a chance de ver onde tudo começou.

» O documentário revela que o cinema, desde seus primeiros 50-segundos “vistas”, já continha os elementos fundamentais do que viria a ser a arte cinematográfica: composição de cena, enquadramentos, travellings rudimentares, etc. Ou seja: quase tudo o que conhecemos como linguagem de cinema já estava lá.

Trailer:

Cartazes: 

Fotos: 

Artigo anterior
Próximo artigo
Nefferson Taveira
Formado em Letras - Português/Literaturas pela UFRJ, apaixonado por cinema e obcecado por filmes de terror.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS