Os astros Jon Hamm e John Slattery, que brilharam na aclamada série ‘Mad Men: Inventando Verdades’, recentemente compartilharam a única coisa que os incomodava na produção de sucesso: o excesso de cenas fumando.
Em entrevista à Variety, os dois atores celebraram o legado da série, mas lamentaram a proliferação de cigarros em quase todas as cenas.
“Isso com certeza não fazia bem pra você”, comentou Hamm. “Ah, de forma alguma. Acho que alguém contou uma vez: só no piloto, eu fumei 75 cigarros… Eram cigarros falsos, mas isso só significa que não tinham nicotina. Ainda assim, você está queimando alguma coisa”.
Como Mad Men se passava em Nova York, mas era gravado em Los Angeles, a maior parte das filmagens acontecia em estúdios fechados.
“A gente não saía pra filmar, o que era bom e ruim ao mesmo tempo. O estúdio inteiro ficava cheio de fumaça de cigarro falso”, comentou Hamm.
Slattery acrescentou que os cigarros falsos eram feitos com pétalas de rosa e marshmallow.
“Pode até parecer agradável, mas não era”. Para piorar, o “martíni de vodca” que aparecia nas cenas era, na verdade, um copo de água com cebola.
“O hálito ficava maravilhoso”, ironizou Hamm.
Slattery explicou que a “vodca” era falsa, mas a cebola era de verdade: “Coloque outra cebola pérola no seu copo d’água, fume mais 26 cigarros falsos, e pronto, são 9h30 da manhã!”.
Pelo menos era melhor do que fumar cigarros de verdade, algo que, segundo Hamm, alguns atores mais jovens tentaram fazer durante o piloto da série.
“Eles falavam: ‘Vamos fumar de verdade. Queremos sentir e viver isso de verdade’. E eu dizia: ‘Depois me contem como foi’. Em três dias eles estavam amarelados, pálidos. Péssima ideia”, explicou.
Hamm comentou que isso lembra outro truque comum entre atores: dar mordidas bem pequenas na comida em cena, já que a mesma ação é repetida dezenas de vezes.
“E mover a comida no prato”, completou Hamm. “Nem todo mundo pode ser o Brad Pitt. Quem dera pudéssemos!”.
Os cigarros, claro, eram parte fundamental para retratar o universo dos publicitários da Madison Avenue nos anos 1960.
“Lembro de ter uma conversa com os executivos da AMC”, contou Hamm. “Eles perguntaram: ‘Eles precisam mesmo fumar?’ E eu pensei: ‘Estão de brincadeira?’ Sim, eles precisam. Eles são viciados! É exatamente por isso que os cigarros vendiam tanto”.
‘Mad Men: Inventando Verdades’ está disponível no Prime Video.